Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Considerações sobre o jogo na intervenção da aprendizagem da criança surda no atendimento psicopedagógico

Autor(es):
Albuquerque, Ghirlanny da Costa

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Esta monografia tem como tema Considerações sobre o jogo na intervenção da aprendizagem da criança surda no atendimento psicopedagógico. O objetivo geral é investigar o lugar do jogo na aprendizagem da criança surda e os objetivos específicos são esclarecer a potencialidade do jogo educativo no aprendizado da criança com surdez; descrever a importância dos jogos para o desenvolvimento da linguagem neste contexto e identificar o papel do psicopedagogo na intervenção psicopedagógica. Este trabalho tem como fundamentação teórica os estudos de Piaget, Vigotsky, Wallon, Brougere e Wajskop. A metodologia tem abordagem qualitativa descritiva através de um estudo de caso com enfoque etnográfico observação não participante dos atendimentos psicopedagógicos de uma criança com idade de 8 anos apresentando surdez. O critério estabelecido para a escolha do sujeito foi à observação de cinco sessões de Psicopedagogia, na qual a psicopedagoga utilizou o jogo com a criança surda que apresenta dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Nas sessões constatamos a atenção, a concentração, memória, motivação e interesse do aprendente para realizar as atividades propostas pela psicopedagoga. Além disso, percebemos que o aprendente apresentou evolução na aprendizagem das vogais e das consoantes, como também demonstrou mais facilidade para escrever o nome dele. Vale ressaltar que ele teve um maior desenvolvimento da linguagem nos aspectos da oralidade, leitura e escrita. Também o aprendente demonstrou interação com a psicopedagoga, participação ativa nas sessões e respeito as regras. Concluímos que o jogo permitiu a criança surda desenvolver as funções cognitivas superiores e a linguagem, respeitar as regras, e socializar, assim favorecendo o processo de aprendizagem e a sua inclusão na escola. Palavras-chave: surdez, linguagem, jogo, aprendizagem.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Albuquerque, Ghirlanny da Costa. Considerações sobre o jogo na intervenção da aprendizagem da criança surda no atendimento psicopedagógico. 2011. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1