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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Conhecendo as representações sociais de alunos do ensino médio sobre temas ambientais: o caso da Escola de Ensino Fundamental e Médio Integrada 2 de Maio

Autor(es):
Falcão, Ilana Fernandes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Apesar de a Educação Ambiental ser fundamental para relações sócio-ambientais saudáveis, são visíveis as grandes dificuldades de aceitabilidade social e de visualização de resultados concretos de atividades com esse cunho. O estudo das Representações Sociais surge como ferramenta essencial na aproximação do campo teórico e metodológico dessas ações à realidade e perspectivas do público alvo. Na escola, as Representações Sociais são consideradas estratégias pedagógicas indispensáveis na busca do entendimento de como ações em educação ambiental podem ser planejadas atreladas à realidade, à vivência e aos valores adquiridos, além das expectativas que os discentes têm em relação ao meio ambiente. Assim, escolheu-se a Escola de Ensino Fundamental e Médio Integrada 2 de Maio como local de estudo da pesquisa, levando-se em consideração que é uma escola tradicionalmente iniciada como campo de estágio docente para os alunos das disciplinas de Estagio Supervisionado da Universidade Estadual do Ceará e que é uma escola modelo no desenvolvimento de atividades extracurriculares. Além disso, considerou-se uma amostra de 120 alunos do universo dos alunos do segundo ano, como p´publico alvo da pesquisa. Para  o levantamento de dados, utilizou-se um questionário com perguntas subjetivas, objetivas e mapa mental, examinados a partir de uma análise de conteúdos, referenciados por Bardin (2002) e Sauvé (1997). O pré-teste, realizado com 5 % da população amostral, possibilitou a correta adequação desse instrumento ao cumprimento dos objetivos. Um total de 120 alunos participou da pesquisa, algo que possibilitou a conclusão de que no público-alvo predomina uma concepção paradigmática de meio ambiente como natureza, ou seja, apartado de presença humana, e o meio de informação que origina e mantém essas concepções surgem, em grande parte, pelo meio televisivo e pelo meio escolar e familiar. Encara-se, portanto, a importância da pesquisa como forma de possibilitar futuras ações em Educação Ambiental adequadas e coerentes à realidade dos discentes. Palavras-chave: Temática Ambiental; Representações Sociais; Discentes; Ensino Médio. 

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Falcão, Ilana Fernandes. Conhecendo as representações sociais de alunos do ensino médio sobre temas ambientais: o caso da Escola de Ensino Fundamental e Médio Integrada 2 de Maio. 2011. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2011) – Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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