Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Imagem de Portugal Como Destino Turistico em Fortaleza no Brasil

Autor(es):
Rodrigues, Zaila

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
RESUMOA imagem do destino é cada vez mais relevante para a investigação sobre o turismo, uma vez que é reconhecida como uma das mais importantes variáveis para a segmentação do mercado. Além disso, esta variável influencia, consideravelmente, a preferência, a motivação e o comportamento dos indivíduos com relação ao processo de escolha de um destino turístico.As investigações existentes apontam que factores externos, como as experiências passadas, material promocional de imagens, recomendações de outros turistas, e, factores internos, tais como, características sócio-demográfícas, características pessoais, motivação, valores e atitudes, são extremamente importantes e influenciam a percepção da imagem de um destino turístico.O principal objectivo deste trabalho é avaliar a imagem de Portugal como destino turístico para os brasileiros, com base num conjunto de variáveis, tais como, o comportamento do consumidor, os atributos da imagem do destino, as experiências passadas e as ligações étnicas dos turistas. Os dados foram colectados através de um inquérito, respondido por uma amostra de 360 indivíduos brasileiros. A amostra foi dividida em dois grupos: os que já visitaram Portugal, e os que não visitaram Portugal. Os dados foram analisados estatisticamente, utilizando a análise factorial e o escalonamento multidimensional (EMD).Este estudo nos permite concluir que, para o turista brasileiro, a imagem de Portugal é relativamente dependente da experiência passada de visita a Portugal e de alguns atributos da imagem, tais como, a gastronomia, a hospitalidade e a simpatia do povo. No mercado turístico brasileiro, há uma falta de promoção de Portugal como destino turístico interessante. Os vários métodos de medição da imagem usados nesta tese foram convergentes na posição relativa (proximidade/distancia) de cada destino. Finalmente, Portugal surge como o mais latino dos destinos turísticos, em comparação com outros destinos geograficamente próximos, tais como a França e a Espanha.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Rodrigues, Zaila. A Imagem de Portugal Como Destino Turistico em Fortaleza no Brasil. 2008. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1