Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Dificuldades de aprendizagem no ensino da matemática

Autor(es):
Abreu, Maria Vilanir da Silva

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Nesta monografia foi realizada uma pesquisa sobre AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. A escolha por trabalhar este tema veio da necessidade de investigar o processo de aquisição dos conhecimentos que envolvem a construção das habilidades da disciplina de matemática. No mesmo foram analisados os fatores que interferem na construção do cognitivo. A pesquisa traz como objetivo geral: lançar um olhar reflexivo sobre o processo de ensino e compreender as dificuldades de aprendizagem na matemática lançando um olhar reflexivo sobre o processo de aprendizagem de matemática. E específicos: refletir sobre questões associadas à aprendizagem; observar como a aula de matemática é ministrada. Definir dificuldade de aprendizagem mostrando as suas causas bem como as intervenções possíveis. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho seguiu duas vertentes: a primeira de cunho bibliográfico, onde fundamento a pesquisa à luz de Libâneo, (1994), Ferreiro, (1986), Machado (2002), Carvalho, (1979) entre outros que tanto contribuíram com pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem. A segunda vertente em forma de entrevista direta com professores de matemática que trabalham na Escola de Ensino Fundamental Senador Carlos Jereissati e alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na disciplina. Precisa-se construir, como educadores, um modelo educacional que realmente garanta o processo de ensino e aprendizagem, precisam-se tomar iniciativas próprias para integrarem-se as novas tendências do ensino da matemática para que as ações como educadores possam estar voltados ao crescimento cognitivo do educando. Tem-se que transmitir o conhecimento da matemática para que os alunos possam escrever a sua própria história como sujeito consciente e ativo dentro do sistema educacional, pois educar consiste em realizar um conjunto de provocações para que se tenha como resposta a construção dos aspectos cognitivos que envolvem a disciplina de matemática. Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. Matemática.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Abreu, Maria Vilanir da Silva. Dificuldades de aprendizagem no ensino da matemática. 2011. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1