Vida civil e alerta contra a barbárie da reflexão em Giambattista Vico
Autor(es):
Dantas, Marcos Aurélio da Guerra
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
A barbárie, em especial, a barbárie da reflexão, foi tratada por Giambattista Vico (1668-
1744), nos Princìpi di Scienza Nuova (Ciência Nova), de 1744, não obstante ser
perceptível tal problemática em seus escritos anteriores. O desenvolvimento do
pensamento viquiano, no decorrer da experiência acadêmica, finda com o alerta ante os
riscos de uma nova barbárie ameaçadora da convivência civil. A presente pesquisa
principia pelos seus escritos de juventude (Orazioni Inaugurali; De ratione; De
antiquissima), mas considera também o seu Epistolário (1720-1729), pois se trata aqui de
pensar a preocupação de Vico com a vida prática e civil. Para o seu projeto filosófico
contribuíram algumas disciplinas pertencentes à tradição clássico-humanista: Retórica,
Filologia, Poética. A retomada dessas disciplinas, em seu pensamento, objetivava pensar
uma reforma do saber, oposta àquela cartesiana, em virtude dos excessos oriundos do
método geométrico. O alerta viquiano contra a barbárie da reflexão não está separado dos
rumos tomados pela racionalidade moderna, seja na sua expressão racionalista, seja
naquela empirista. Daí o retorno aos Studia humanitatis, e às suas disciplinas que, pretende
ser, antes de qualquer coisa, uma preocupação com a vida civil e a sua conservação, pois a
experiência do humanismo renascentista oferece as fontes para a invenção de uma nuova
scienza, voltada para a prática, e atenta a certo ethos. Vico defende os filósofos platônicos,
porque políticos, e refuta as doutrinas dos estóicos e epicuristas: uma exigência de
oposição a filósofos “monásticos e solitários”. Esta dissertação adota a seguinte hipótese
interpretativa: a barbárie da reflexão é expressão da contradição entre civilidade e
racionalidade que não implica avanço da civilidade, mas destruição: denunciada na Scienza
Nuova, por causa dos riscos que já se anunciavam na experiência moderna. Vico
identificou, ao longo de sua experiência como docente e filósofo, as consequências das
mudanças ocorridas no método dos estudos, em particular, com a crise da antiga ratio
studiorum jesuítica e com a nova reforma do saber postulada por Descartes. Em suma,
Vico sabia que o ingenium havia se esgotado na Europa, pondo em risco a inventio: algo
ameaçador para a melhor cultura da humanidade.
Palavras-chave: Vida civil. Barbárie. Cartesianismo. Nuova scienza. Racionalidade.
Abstract:
The barbarity, in special, the barbarity of reflection, was studied by Giambattista Vico
(1668-1744), on Principi di scienza nuova (New Science), in 1744, not with standing being
perceptible to problem in his previous writings. The development of Vico’s his thoughts,
during the academic experience, end with an alert before the risks of a new threatening
barbarity of civil sociability. The current research begins with his writing off youth
(Orazioni Inalgurali; De ratione; De antiquissima), but it also considers his Epistolary
(1720-1729), because it is about Vico’s thought of worring about civil and pratical life. For
his philosophical project, contributed some disciplines that belong to classic-humanistic
tradition: Rhetoric, Philology, Poetic. The reconquest of these disciplines, in his thought,
intended to think about a reform of knowledge, opposite to one, as a result of proceeding
excesses of the geometric method. The alert against the barbarity of reflection is not apart
from course taken by modern rationality, both in his rationalistic expression, and in his
empirical one. From there the return to Studia humanitatis and to his disciplines intend to
be, before anything else, a concern with a civil life and its conservation, because the
experience of the renaissance humanist offers ways to the invention of nuova scienza,
related to the practice and considers to certain ethos. Vico supports the platonic
philosophers, because politicians and refutes the doctrines of the stoics and epicureans: an
exigency of opposition to “monastic and solitary” philosophers. This dissertation uses the
following interpretative hypothesis: the barbarity of reflection is an expression of
contradiction between civility and rationality that doesn’t involve progress of the civility,
but destruction, denounced in Scienza Nuova, by virtue of the risks that have already
announced in the modern experience. Vico identified, during his experience like a
professor and philosopher, the consequences of the changes that happened in method of the
studies, in special, with the crisis of ancient Jesuitical ratio studiorum and the new reform
of knowledge postulated by Descartes. In short, Vico knew that the ingenium had ended in
Europe, by risking the inventio: something threating to better culture to humanity.
Keywords: Civilian life. Barbarity. Cartesianism. Scienza nuova. Rationality.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Dantas, Marcos Aurélio da Guerra. Vida civil e alerta contra a barbárie da reflexão em Giambattista Vico. 2011. 179 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024
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