Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
À esquerda do pai: família representação e sexualidade no filme Lavourarcaica

Autor(es):
Viana Júnior, Francisco das Chagas

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
André sai de casa para fugir da repressão paterna, mas, convencido por seu irmão mais velho Pedro, volta ao lar, trazendo toda a sua crítica contra aquela estrutura familiar posta. É a partir dessa inversão da parábola do Filho Pródigo que Luiz Fernando Carvalho realiza seu filme LavourArcaica, baseado no romance homônimo de Raduan Nassar. Ao tomar essa obra cinematográfica como objeto de pesquisa, o trabalho reflete sobre as representações de papéis familiares expressos no discurso do narrador personagem André, dando especial atenção às problemáticas da família, da representação e da sexualidade, muito presentes tanto no livro quanto no filme. Para tanto, a pesquisa utiliza os pressupostos teóricos da desconstrução (de Jacques Derrida), da teoria dos atos de fala (de John L. Austin) e as perspectivas construcionistas de Hall quanto ao fenômeno da representação e de Foucault quanto às relações de poder no discurso. Dessa forma, assentada em todo esse manancial teórico, a investigação reflete sobre as suas três temáticas bases, abordando a família e a sua relação com o patriarcado, a representação e o seu papel constituinte na realidade e a sexualidade e suas interdições manifestas dentro do discurso. Assim, valendo-se de tal objeto de pesquisa, o trabalho analisa não apenas muitos dos valores que organizam a família e a sociedade, mas também demonstra como a linguagem, em sua dimensão ética, política e ideológica, atua como uma força que constrói sentidos e instaura relações de poder dentro de uma instituição familiar patriarcal que desenvolve, a partir da linguagem, hierarquias e papeis cabíveis a todos os seus membros, sejam pais e filhos, homens ou mulheres, abordando também, nesse ínterim, os universos criativos de Nassar e de Carvalho e as relações existentes entre suas obras, respectivamente, o livro Lavoura arcaica e o filme LavourArcaica, pois não se pode deixar de notar o relacionamento simbiótico que existe entre os dois, principalmente, quando se pensa que Carvalho utilizou a prosa nassariana quase como um guia para compor as suas imagens que revelam um cinema que não se esgota na idéia de uma transparência lingüística, mas que se expõe em sua opacidade discursiva ao mostrar o filme como um diário cinematográfico do personagem principal André. Um personagem que mostra toda a sua força iconoclasta contra uma ordem dominante e, assim, faz de sua tragédia um exemplo da eterna luta entre a tradição e a liberdade. Palavras-chaves: Família, representação, sexualidade, cinema, LavourArcaica

Abstract:
 André leaves his house to escape from fatherly repression, but, convinced by his oldest brother Pedro, he comes back to home, bringing all the his criticism against the family. Starting from this reverse of Prodigal Son parable, the moviemaker Luiz Fernando Carvalho make his film LavourArcaica, based on Raduan Nassar's novel. Taking this movie work as subject matter, this research aims to investigate the representations of family roles expressed in André's discourse, attracting attencion to problematics of family, representation and sexuality, present at the novel and the film. In this objective, the research use the desconstruction (from Jacques Derrida) and the speech acts theory (from John L. Austin), Stuart Hall‟s construcionist approach about the phenomenon of representation and Michel Foucault‟s vision about power relations in discourse. Then, using these theories, the investigation analyzes its principal thematics, dealing with family and it relation with patriarchalism, representation and it role as construcionist of reality and sexuality and its interdictions in discourse. Therefore, the research aims not only reflect on values that organize family and society, but also demonstrate how the language, in it ideologic, ethical and political dimension, acts like a force which builds senses and power relations into patriarchal family institution which develops hierarchies and roles to each one of its members, fathers and sons, men and women, approaching too the Nassar and Carvalho‟s creative universes and the relations between your works, Lavoura arcaica novel and LavourArcaica film, because it exists a symbiotic relation between the works, principally, when Carvalho uses the Nassar‟s narrative like a guide to compose your images which express a cinema which is not connected with a language transparence, but it exposes a discoursive opacity when show the film like a André‟s cinematographic diary. The diary of a character who exposes your iconoclastic force against a dominant order and become your tragedy in an example of the eternal fight between the tradition and the freedom. Key words: family, representation, sexuality, cinema, LavourArcaica

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Viana Júnior, Francisco das Chagas. À esquerda do pai: família representação e sexualidade no filme Lavourarcaica. 2011. 243 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1