À esquerda do pai: família representação e sexualidade no filme Lavourarcaica
Autor(es):
Viana Júnior, Francisco das Chagas
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
André sai de casa para fugir da repressão paterna, mas, convencido por seu
irmão mais velho Pedro, volta ao lar, trazendo toda a sua crítica contra aquela
estrutura familiar posta. É a partir dessa inversão da parábola do Filho Pródigo
que Luiz Fernando Carvalho realiza seu filme LavourArcaica, baseado no
romance homônimo de Raduan Nassar. Ao tomar essa obra cinematográfica
como objeto de pesquisa, o trabalho reflete sobre as representações de papéis
familiares expressos no discurso do narrador personagem André, dando
especial atenção às problemáticas da família, da representação e da
sexualidade, muito presentes tanto no livro quanto no filme. Para tanto, a
pesquisa utiliza os pressupostos teóricos da desconstrução (de Jacques
Derrida), da teoria dos atos de fala (de John L. Austin) e as perspectivas
construcionistas de Hall quanto ao fenômeno da representação e de Foucault
quanto às relações de poder no discurso. Dessa forma, assentada em todo
esse manancial teórico, a investigação reflete sobre as suas três temáticas
bases, abordando a família e a sua relação com o patriarcado, a representação
e o seu papel constituinte na realidade e a sexualidade e suas interdições
manifestas dentro do discurso. Assim, valendo-se de tal objeto de pesquisa, o
trabalho analisa não apenas muitos dos valores que organizam a família e a
sociedade, mas também demonstra como a linguagem, em sua dimensão
ética, política e ideológica, atua como uma força que constrói sentidos e
instaura relações de poder dentro de uma instituição familiar patriarcal que
desenvolve, a partir da linguagem, hierarquias e papeis cabíveis a todos os
seus membros, sejam pais e filhos, homens ou mulheres, abordando também,
nesse ínterim, os universos criativos de Nassar e de Carvalho e as relações
existentes entre suas obras, respectivamente, o livro Lavoura arcaica e o filme
LavourArcaica, pois não se pode deixar de notar o relacionamento simbiótico
que existe entre os dois, principalmente, quando se pensa que Carvalho
utilizou a prosa nassariana quase como um guia para compor as suas imagens
que revelam um cinema que não se esgota na idéia de uma transparência
lingüística, mas que se expõe em sua opacidade discursiva ao mostrar o filme
como um diário cinematográfico do personagem principal André. Um
personagem que mostra toda a sua força iconoclasta contra uma ordem
dominante e, assim, faz de sua tragédia um exemplo da eterna luta entre a
tradição e a liberdade.
Palavras-chaves: Família, representação, sexualidade, cinema, LavourArcaica
Abstract:
André leaves his house to escape from fatherly repression, but, convinced by
his oldest brother Pedro, he comes back to home, bringing all the his criticism
against the family. Starting from this reverse of Prodigal Son parable, the
moviemaker Luiz Fernando Carvalho make his film LavourArcaica, based on
Raduan Nassar's novel. Taking this movie work as subject matter, this research
aims to investigate the representations of family roles expressed in André's
discourse, attracting attencion to problematics of family, representation and
sexuality, present at the novel and the film. In this objective, the research use
the desconstruction (from Jacques Derrida) and the speech acts theory (from
John L. Austin), Stuart Hall‟s construcionist approach about the phenomenon of
representation and Michel Foucault‟s vision about power relations in discourse.
Then, using these theories, the investigation analyzes its principal thematics,
dealing with family and it relation with patriarchalism, representation and it role
as construcionist of reality and sexuality and its interdictions in discourse.
Therefore, the research aims not only reflect on values that organize family and
society, but also demonstrate how the language, in it ideologic, ethical and
political dimension, acts like a force which builds senses and power relations
into patriarchal family institution which develops hierarchies and roles to each
one of its members, fathers and sons, men and women, approaching too the
Nassar and Carvalho‟s creative universes and the relations between your
works, Lavoura arcaica novel and LavourArcaica film, because it exists a
symbiotic relation between the works, principally, when Carvalho uses the
Nassar‟s narrative like a guide to compose your images which express a
cinema which is not connected with a language transparence, but it exposes a
discoursive opacity when show the film like a André‟s cinematographic diary.
The diary of a character who exposes your iconoclastic force against a
dominant order and become your tragedy in an example of the eternal fight
between the tradition and the freedom.
Key words: family, representation, sexuality, cinema, LavourArcaica
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Viana Júnior, Francisco das Chagas. À esquerda do pai: família representação e sexualidade no filme Lavourarcaica. 2011. 243 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
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