A formação do homem para a soberania popular como princípio de direito político em Jean-Jacques Rousseau
Autor(es):
Silva Neto, Benedito Augusto da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
Como exórdio da antropologia política de Rousseau, apontamos na sua obra, “Discurso
sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”, um problema
geral e grave que o homem adquiriu para si, através do processo civilizatório, que foi
tornar-se um ser corrompido. Com a proposta educacional de Rousseau, através da
sua obra o “Emílio, ou Da Educação”, percebemos que a intenção do autor é de formar
o homem através de etapas, ou seja, um tipo de educação para cada fase de sua vida,
iniciando-se com o desenvolvimento natural dos sentidos, partindo-se em seguida para
a formação moral, e logo após a educação política que autorizará o homem a viver em
sociedade. A redenção para o problema do homem civilizado, denunciado a partir da
obra o “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”,
começa a ser solucionado com a formação do homem no “Emílio”, para exercer a sua
cidadania a partir do projeto de Estado ideal planejado por Rousseau na sua obra o
“Contrato Social”, em que busca a solução viável através da construção de uma
sociedade justa por meio do pacto social, elaborado pelo povo soberano. Demonstrada
a interligação entre essas três obras de Rousseau como fontes preponderantes do seu
projeto político, concluímos que Rousseau pretendeu formar o homem para a cidadania
para viver no jugo de suas próprias leis, provenientes da vontade geral soberana,
fundamentadas no seu “Contrato Social”, que busca gerar no âmago da sociedade a
liberdade a partir da igualdade, como forma de aplicação da justiça social.
Palavras-chave: Corrompido. Educação política. Pacto Social. Soberano. Liberdade.
Igualdade.
Abstract:
En s'appuyant sur l'antropologie politique de Rousseau, on remarque dans son oeuvre
“Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes”, celle-ci parmi
les hommes, une situation grave, um procès de civilizateur qui a corrompu les hommes.
Rousseau a eu une proposition de l'éducation dans son oeuvre “Émile” dont l'objectif
était de former l‟homme par les trois étapes, c'est-à-dire, une sorte d'éducation à
chaque moment de sa vie, au début, le développement naturel des sens, ensuite une
formation morale , enfin, l'éducation politique par laquelle l'homme est devenu un Être
sociable. Le résultaf en ce qui concerne l'homme civilisé a été présenté dans l'oeuvre
“Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes”, la solution
pour la formation de l'homme dans “Émile” pour exercer la citoyenneté à partir du projet
de l'État, selon Rousseau, idéal dans son oeuvre, “Le Contrat Social” dans laquelle il
cherche la vraie solution pour la construction d‟une société équitable pour le peuple
souverain. Les trois oeuvies de Rousseau étraient reliées par des sources
préponderantes de son projet politique. On admet que Rousseau avait l'intention de
former l'homme pour la citoyenneté, pour assujettissement de ses propres lois qui
préviennent de la volonté souveraine, présentées avec profondeur dans le “Contrat
Social” qui recherche au plus profond de la société, la liberté à partir de l'égalité
comme une manière d'application de la justice sociale.
Mots-clé: Corrompu. Éducation politique. Pacte social. Souverain. Liberté. Égalité.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silva Neto, Benedito Augusto da. A formação do homem para a soberania popular como princípio de direito político em Jean-Jacques Rousseau. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024
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