Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ensino de história através do projeto primeiro aprender na escola Luiz Girão no ano de 2010: uma análise

Autor(es):
Oliveira, Sônia Maria Soares de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
O presente trabalho se propõe a fazer uma análise do manual didático do Projeto Primeiro Aprender e sua relação com o ensino de História. Tal projeto foi criado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) em 2008 com o objetivo de fazer uma intervenção pedagógica nas séries iniciais do ensino médio da rede pública de ensino. Depois da constatação pelos resultados obtidos com a prova do SPAECE 2006 de que os alunos do 1º ano do ensino médio das escolas da rede pública não tinham as habilidades e competências necessárias ao bom desempenho no ensino médio o Estado por meio da SEDUC resolveu produzir material didático específico a fim de sanar tais deficiências. O projeto se compõe de seis apostilas sendo três ligadas à área de ciências naturais e três ligadas à área de ciências humanas aqui incluída a disciplina de História. O referido material didático foi distribuído em todas as escolas da rede estadual de ensino abrangendo assim grande número de alunos. A partir daí resolvemos fazer uma análise da relação que existe entre o manual didático do Projeto Primeiro Aprender e o ensino de História com o objetivo de verificarmos que tipo de conhecimento histórico vem sendo produzido com esse material. Nossa pesquisa está assim dividida: são quatro capítulos onde no primeiro traçamos uma trajetória do ensino de história desde o século XIX até às mais recentes propostas curriculares, no segundo fazemos uma análise de alguns materiais didáticos e seu uso no ensino de história, no terceiro fazemos a caracterização do Projeto Primeiro Aprender em todos os seus aspectos e no último analisamos os dados da pesquisa de campo realizada com professores e alunos da E. E . F M Luiz Girão localizada no distrito de Sapupara no município de Maranguape no ano de 2010 afim de obtermos resposta a questão central de nosso trabalho, qual seja, a de que tipo de conhecimento histórico vem sendo produzido na prática com o manual didático do Primeiro Aprender. PALAVRAS-CHAVE: HISTÓRIA- ENSINO DE HISTÓRIA E MATERIAS DIDÁTICOS.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Oliveira, Sônia Maria Soares de. O ensino de história através do projeto primeiro aprender na escola Luiz Girão no ano de 2010: uma análise . 2011. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1