Análise dos elementos qualificadores do processo de cuidado da enfermeira em unidade terapia intensiva neonatal
Autor(es):
Oliveira, Joseph Dimas de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
A enfermagem tem se preocupado em delimitar seu campo específico de conhecimento e,
conseqüentemente, de atuação, como forma de construir sua maneira particular de cuidado, a
partir de um corpo de conhecimento distinto na área de saúde. Objetivou-se descrever o
processo de cuidado do enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
Estudo descritivo, de abordagem quantitativa baseada na aplicação de um formulário tipo
check list adaptado e na aplicação de um questionário junto a doze enfermeiras de uma UTIN
em um hospital público estadual do Ceará, durante 392 horas de observação sistemática. Em
relação à caracterização das enfermeiras observou-se que as doze enfermeiras pesquisadas
eram do sexo feminino (100%), com média de idade de 35,25 anos, tempo médio de formação
de 10,92 anos, 11 possuíam titulo de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização
(91,7%), predominantemente em Enfermagem em Neonatologia (25%) e Administração
Hospitalar (16,7%), média de atuação em ambiente hospitalar de 9,67 anos, atuantes em
Enfermagem em Neonatologia há, em média, 9,17 anos, sete (58,3%) não possuíam
qualificação para a Inserção do Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP) e, verificou-se,
ainda, baixa participação em eventos científicos da área, nos últimos 12 meses. Quanto a
distribuição da freqüência de atividades realizadas na UTIN, segundo o relato das
enfermeiras, observou-se que as atividades assistenciais receberam escores maiores do que as
atividades administrativas e de educação. Os dados da observação sistemática evidenciaram
um total de 1323 atividades (100%), das quais 596 assistenciais (45,05%), 529
administrativas (39,99%) e 198 educativas (14,97%). O processo de trabalho das enfermeiras
foca-se nas atividades assistenciais e, principalmente, em torno de cuidados relativos à
manutenção e monitoramento das funções corporais dos recém-nascidos. As atividades
educativas estavam presentes, porém, em menor proporção, desfavorecendo o papel da
enfermeira como educadora em ambiente intensivo neonatal. Acredita-se que a reorganização
do processo de cuidar do enfermeiro em UTIN contemplando atividades assistenciais,
(re)distribuindo ações administrativas ou que não são de sua competência para outros
profissionais, poder-se-ia abrir espaços para o envolvimento do enfermeiro em atividades
educativas, que favorecem o cuidado clínico e interdisciplinar.
Descritores: Enfermagem neonatal. Papel do profissional de enfermagem. Cuidados de
enfermagem. Criança hospitalizada.
Abstract:
Nursing has been concerned in defining their specific field of knowledge and, consequently,
of action in order to build its own private way of care, based on a distinct body of knowledge
in the health area. The objective was to describe the process of nursing care in NICU.
Descriptive study of quantitative approach based on the application of an adapted check list
form and a questionnaire to 12 nurses in a NICU in a public state hospital of Ceará during 392
hours of systematic observation. Regarding the nurses' characterization it was observed that
the 12 nurses surveyed were female (100%) with mean age of 35.25 years, mean 10.92 years
of education, 11 had lato sensu post-graduate title, at the level of specialization (91.7%),
mainly in Neonatal Nursing (25%) and Hospital Administration (16.7%), average
performance in the hospital was 9.67 years, working in Neonatal Nursing in an average of
9.17 years, seven (58.3%) didn't had qualification for the Insertion of Peripherally Inserted
Central Catheter (PICC), and it was also verified low participation in scientific events in the
area in last 12 months. As the data concerning the questionnaire, which means the distribution
of frequency of activities in NICU, according to nurses' report, it was observed that the
assistance activities received higher scores than the administrative and education activities.
The data of systematic observations showed that a total of 1,323 activities (100%), of which
596 care (45.05%), 529 administrative (39.99%) and 198 educational (14.97%). Data revealed
that the process of nursing work has focused on assistance activities, and especially around
care related to the maintenance and monitoring of body functions of newborns, once the
educational activities were present but in a smaller proportion disadvantaging the nurse's role
as educator in neonatal intensive environment. It is believed that the reorganization of nursing
care process in NICU care including activities, (re) distributing actions administrative or not
of their competence to other professionals, could open spaces for the involvement of nurses in
educational activities that encourage integral and interdisciplinary care.
Keywords: Neonatal Nursing. Nurse's Role. Nursing Care. Child, Hospitalized.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Oliveira, Joseph Dimas de. Análise dos elementos qualificadores do processo de cuidado da enfermeira em unidade terapia intensiva neonatal. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1