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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Análise dos elementos qualificadores do processo de cuidado da enfermeira em unidade terapia intensiva neonatal

Autor(es):
Oliveira, Joseph Dimas de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
A enfermagem tem se preocupado em delimitar seu campo específico de conhecimento e, conseqüentemente, de atuação, como forma de construir sua maneira particular de cuidado, a partir de um corpo de conhecimento distinto na área de saúde. Objetivou-se descrever o processo de cuidado do enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Estudo descritivo, de abordagem quantitativa baseada na aplicação de um formulário tipo check list adaptado e na aplicação de um questionário junto a doze enfermeiras de uma UTIN em um hospital público estadual do Ceará, durante 392 horas de observação sistemática. Em relação à caracterização das enfermeiras observou-se que as doze enfermeiras pesquisadas eram do sexo feminino (100%), com média de idade de 35,25 anos, tempo médio de formação de 10,92 anos, 11 possuíam titulo de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização (91,7%), predominantemente em Enfermagem em Neonatologia (25%) e Administração Hospitalar (16,7%), média de atuação em ambiente hospitalar de 9,67 anos, atuantes em Enfermagem em Neonatologia há, em média, 9,17 anos, sete (58,3%) não possuíam qualificação para a Inserção do Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP) e, verificou-se, ainda, baixa participação em eventos científicos da área, nos últimos 12 meses. Quanto a distribuição da freqüência de atividades realizadas na UTIN, segundo o relato das enfermeiras, observou-se que as atividades assistenciais receberam escores maiores do que as atividades administrativas e de educação. Os dados da observação sistemática evidenciaram um total de 1323 atividades (100%), das quais 596 assistenciais (45,05%), 529 administrativas (39,99%) e 198 educativas (14,97%). O processo de trabalho das enfermeiras foca-se nas atividades assistenciais e, principalmente, em torno de cuidados relativos à manutenção e monitoramento das funções corporais dos recém-nascidos. As atividades educativas estavam presentes, porém, em menor proporção, desfavorecendo o papel da enfermeira como educadora em ambiente intensivo neonatal. Acredita-se que a reorganização do processo de cuidar do enfermeiro em UTIN contemplando atividades assistenciais, (re)distribuindo ações administrativas ou que não são de sua competência para outros profissionais, poder-se-ia abrir espaços para o envolvimento do enfermeiro em atividades educativas, que favorecem o cuidado clínico e interdisciplinar. Descritores: Enfermagem neonatal. Papel do profissional de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Criança hospitalizada.

Abstract:
Nursing has been concerned in defining their specific field of knowledge and, consequently, of action in order to build its own private way of care, based on a distinct body of knowledge in the health area. The objective was to describe the process of nursing care in NICU. Descriptive study of quantitative approach based on the application of an adapted check list form and a questionnaire to 12 nurses in a NICU in a public state hospital of Ceará during 392 hours of systematic observation. Regarding the nurses' characterization it was observed that the 12 nurses surveyed were female (100%) with mean age of 35.25 years, mean 10.92 years of education, 11 had lato sensu post-graduate title, at the level of specialization (91.7%), mainly in Neonatal Nursing (25%) and Hospital Administration (16.7%), average performance in the hospital was 9.67 years, working in Neonatal Nursing in an average of 9.17 years, seven (58.3%) didn't had qualification for the Insertion of Peripherally Inserted Central Catheter (PICC), and it was also verified low participation in scientific events in the area in last 12 months. As the data concerning the questionnaire, which means the distribution of frequency of activities in NICU, according to nurses' report, it was observed that the assistance activities received higher scores than the administrative and education activities. The data of systematic observations showed that a total of 1,323 activities (100%), of which 596 care (45.05%), 529 administrative (39.99%) and 198 educational (14.97%). Data revealed that the process of nursing work has focused on assistance activities, and especially around care related to the maintenance and monitoring of body functions of newborns, once the educational activities were present but in a smaller proportion disadvantaging the nurse's role as educator in neonatal intensive environment. It is believed that the reorganization of nursing care process in NICU care including activities, (re) distributing actions administrative or not of their competence to other professionals, could open spaces for the involvement of nurses in educational activities that encourage integral and interdisciplinary care. Keywords: Neonatal Nursing. Nurse's Role. Nursing Care. Child, Hospitalized. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Joseph Dimas de. Análise dos elementos qualificadores do processo de cuidado da enfermeira em unidade terapia intensiva neonatal. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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