Educacao, Pedagogia e Politica: Notas sobre a Escola Normal Rural de Crateus
Autor(es):
Machado, Maria Cleide de Almeida
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
1995
Resumo:
A presente monografia teve como objetivo resgatar historicamente a criacao e desenvolvimento da Escola Normal Rural de Crateus, oriunda do projeto nacional de educacao, que emergiu dos confrontos politico-pedagogico vivenciados no pais nas decadas de 20-30, a fim de entender qual a concepcao de educacao implementada na sua pratica educativa. Nesse sentido, ao enfocar o tema: Educacao, Pedagogia e Politica: notas sobre a Escola Normal Rural de Crateus (ENRC), foi formulado o seguinte problema: a criacao da ENRC teria se dado sob inspiracao da Escola Nova enquanto orientacao pedagogia e/ou do integralismo enquanto doutrina politica? Nas consideracoes finais chegou-se a conclusao de que a Escola Normal Rural de Crateus refletiu as contradiocoes existentes no conjunto da sociedade brasileira, sendo essa marcada pelos conflitos politico-pedagogicos que, na epoca, confrontavam as ideias conservadoras, representadoras pelos pensadores catolicos e ideologos integralistas com as ideias educacionais renovadoras dos pioneiros da Escola Nova.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Machado, Maria Cleide de Almeida. Educacao, Pedagogia e Politica: Notas sobre a Escola Normal Rural de Crateus. 1995. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 1995. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024
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