Tecnologia e ensino de redação: uma experiência de uso do Google Docs com professores e alunos de uma escola pública de Ibiapina- CE
Autor(es):
Sousa, José Hipólito Ximenes de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
O trabalho investiga como professores e alunos de nível médio de uma escola
pública do Ceará se apropriam de tecnologia de web 2.0 para o ensinoaprendizagem da escrita, utilizando a ferramenta Google Docs para redigir textos.
Trata-se de um estudo de caso de base etnográfica com aportes netnográficos
realizado com três professores de língua portuguesa e treze alunos, na Escola de
Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Melo, em Ibiapina, no Estado do Ceará. A
análise envolveu o conteúdo temático de entrevistas, as propostas de ensino de
redação em seis aulas, as produções textuais dos alunos e os comentários dos
professores sobre os textos. Nas entrevistas, foram identificadas as práticas e
oportunidades de letramento digital de professores e alunos, a expectativa de
apropriação do Google Docs em aulas de redação e as visões docentes sobre o
ensino da escrita usando tecnologia. Estes elementos foram relacionados com as
três situações reais de ensino acompanhadas pelo pesquisador e com uma
entrevista coletiva com os alunos realizada após a experiência, revelando
contradições entre o dito, a motivação demonstrada e as práticas de ensino de
redação com essa tecnologia. A análise das instruções para redigir no ambiente
digital, dos textos produzidos pelos alunos e do retorno dado pelos professores
dentro da ferramenta revelam que, nesta situação, o uso de novas tecnologias não
contribuiu efetivamente para um melhor ensino-aprendizagem da escrita. Os
professores se mostraram interessados e abertos ao uso do Google Docs, mas
procederam no ambiente virtual como costumam fazer em suas aulas com lápis e
papel, não se envolvendo com a tecnologia, nem usando as diversas possibilidades
da ferramenta para correção e avaliação dos textos e deixando a maioria dos alunos
sem retorno sobre suas composições. Nas situações de ensino em foco, o uso da
tecnologia expõe a forma limitada como se ensina a redigir, apontando práticas,
visões e mitos dos professores sobre o ensino de escrita, onde o produto é sempre
mais enfatizado que o processo, embora o recurso adotado favorecesse uma
abordagem processual. Como tudo fica documentado/arquivado, a tecnologia
apenas vem aprofundar e acirrar os conflitos presentes no ato de redigir. O estudo
dá a perceber que a tecnologia pode ser atraente, mas não operará mudanças na
qualidade dos textos, se as práticas de ensino de redação não forem revistas.
Palavras-chave: Ensino da redação. Escrita na tela. Internet no ensino.
Ferramentas de web 2.0. Google Docs.
Abstract:
The work investigates as teachers and students of high school level of public school
in Ceara of how happens the appropriation of the technological web 2.0 to the
teaching and learning of the writing, utilizing the Google Docs tools for writing texts.
Treat itself of a case study of base on ethnographic research with contributions of
netnography achieved with three teachers of Portuguese language and thirteen
students, in Monsenhor Melo Fundamental and High School teaching, in Ibiapina
town, in the state of Ceará. The analysis involved the thematic context of interviews,
the proposals into six classes of teaching of composition, the textual productions of
the students the teachers‘ comments about the texts. In the interviews were identified
the practices of Digital Literacy opportunities of teachers and students, the
appropriation expectative of Google Docs into compositions classes and the
teachers´ vision about writing teaching using technology. These elements were
related with three real situation of teaching followed by researcher and with a
collective interview with the students achieved after the experience, revealing
contradictions between what is said, the demonstrated motivation and the practices
of composition teaching with that technology. The analysis of instructions to write in
digital environment, from produced texts by students and the return given by
teachers into the tools revealed that, in this situation, the use of new technologies
didn´t contribute effectively to the best teaching and learning of the writing. The
teachers showed themselves interested and opened to the use of Google Docs, but
proceeded in the virtual environment like used to do in their classes with pencil and
paper, not involving themselves with the technology, neither using the diverse
possibilities of the tool to correction and texts evaluation and letting most students
without return about their compositions. In the situation focus teaching, the use of the
technology exposes the limited form how teach itself to write, pointed practices,
visions teachers‘ myths about the teaching wherever the product is always more
emphasized than the process, although the resources adopted have favored a
procedural approach. How everything stays recorded, the technology just comes to
deepen and shake the conflicts presented in the act of writing. The study take to
perception, which the technology can be attractive, but won´t operate changes in
qualities texts, if the practices of composition teaching don‘t go reviewed.
Key words: Teaching Writing. Screen Write. Teaching Internet. Technology of Web
2.0. Google Docs.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Sousa, José Hipólito Ximenes de. Tecnologia e ensino de redação: uma experiência de uso do Google Docs com professores e alunos de uma escola pública de Ibiapina- CE. 2011. 220 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024
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