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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Do estranhamento do corpo: um estudo sobre identidade, corpo e deficiência na escola

Autor(es):
Bernardo, Carolina Maria Costa

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:

Investigar os significados atribuídos ao corpo e ao corpo com deficiência no contexto de uma escola pública da rede municipal do Ensino Fundamental, que já tenha a experiência de inclusão de alunos com deficiência foi o objetivo desta pesquisa. Problematizou-se, aqui, o estranhamento que sure nas relações com os corpos “desviantes” no contexto de uma  cultura escolar e como tais significados atribuídos a estes demarcam a(s) identidade(s) desses alunos e como eles próprios e seu ambiente reagem a sua presença na escola. Algumas questões de pesquisa são levantadas como pontos de partida nesta investigação: Como se manifestam corporalmente os alunos no interior da escola - em sala de aula e no recreio? Como a aparência, o movimento, os gestos e comportamentos expressam características comuns a todos os alunos e a cada um? Quais os discursos, as ações e as práticas de professores e alunos no dia a dia de uma escola na relação com o diferente e com a pessoa com deficiência? Com o propósito de observar, descobrir e analisar como as escolas estão respondendo às políticas oficiais expressas no paradigma da Educação para Todos e da Educação para a Diversidade esta dissertação apoiou-se na pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, e se utilizou de instrumentos da etnografia - a observação e a entrevista – para a coleta de dados. O material empírico foi, portanto, coletado através da observação, dos registros em diário de campo e das entrevistas (individuais reflexivas e semiestruturadas). Foram cinco meses em campo, perscrutando o ambiente escolar para gerar as condições de análise, que permitiram perceber uma rede complexa e sutil de representações e significados, que envolvem as relações entre professoras e alunos, quando se trata de conviver com a diferença de corpos estigmatizados. Palavras-chave: corpo – identidade – deficiência – escola – inclusão - educação


Abstract:

Investigar los significados atribuidos al cuerpo y el cuerpo con discapacidad en el contexto de la escuela primaria municipal, que ya tiene experiencia de inclusión de alumnos con discapacidad fue el objetivo de esta investigación. Se problematiza aquí la extrañeza seguro de que las relaciones con los cuerpos "desviados" en el contexto de una cultura escolar y cómo los significados que se les asignen para demarcar identidad (es) de estos estudiantes y cómo ellos mismos y su entorno reaccionan su presencia en la escuela. Algunas de las preguntas de investigación se planteó como puntos de partida en esta investigación: ¿Como manifiestan los estudiantes corporales dentro de la escuela - en el aula y el patio de recreo? ¿Qué discursos, acciones y prácticas de los profesores y estudiantes en relación a diferentes personas y la persona con discapacidad? Con el propósito de observar, descubrir y analizar cómo las escuelas están respondiendo a las políticas oficiales expresadas en el paradigma de la Educación para Todos y Educación para la Diversidad, esta tesis se basó en el cualitativo,descriptivo e interpretativo, y ha utilizado las herramientas de la etnografía - la observación y la entrevista - para la recogida de datos. Los datos empíricos fueron recolectados mediante la observación de los registrosen un diario de campo y entrevistas (persona reflexiva y semi-estructurados). Había cinco meses en el campo, mirando hacia el ambiente escolar para generar las condiciones de análisis, lo que permitió realizar una red compleja y sutil de las representaciones y significados, que implican las relaciones entre profesores y alumnos cuando se trata de vivir con las diferencias de los cuerpos estigmatizadosPalabras clave: cuerpo - identidad - diferencia - discapacidad - escuela - educación


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Bernardo, Carolina Maria Costa. Do estranhamento do corpo: um estudo sobre identidade, corpo e deficiência na escola. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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