Do estranhamento do corpo: um estudo sobre identidade, corpo e deficiência na escola
Autor(es):
Bernardo, Carolina Maria Costa
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Investigar os significados atribuídos ao corpo e ao corpo com deficiência no contexto de uma escola pública da rede municipal do Ensino Fundamental, que já tenha a experiência de inclusão de alunos com deficiência foi o objetivo desta pesquisa. Problematizou-se, aqui, o estranhamento que sure nas relações com os corpos “desviantes” no contexto de uma cultura escolar e como tais significados atribuídos a estes demarcam a(s) identidade(s) desses alunos e como eles próprios e seu ambiente reagem a sua presença na escola. Algumas questões de pesquisa são levantadas como pontos de partida nesta investigação: Como se manifestam corporalmente os alunos no interior da escola - em sala de aula e no recreio? Como a aparência, o movimento, os gestos e comportamentos expressam características comuns a todos os alunos e a cada um? Quais os discursos, as ações e as práticas de professores e alunos no dia a dia de uma escola na relação com o diferente e com a pessoa com deficiência?Com o propósito de observar, descobrir e analisar como as escolas estão respondendo às políticas oficiais expressas no paradigma da Educação para Todos e da Educação para a Diversidade esta dissertação apoiou-se na pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, e se utilizou de instrumentos da etnografia - a observação e a entrevista – para a coleta de dados. O material empírico foi, portanto, coletado através da observação, dos registros em diário de campo e das entrevistas (individuais reflexivas e semiestruturadas). Foram cinco meses em campo, perscrutando o ambiente escolar para gerar as condições de análise, que permitiram perceber uma rede complexa e sutil de representações e significados, que envolvem as relações entre professoras e alunos, quando se trata de conviver com a diferença de corpos estigmatizados. Palavras-chave: corpo – identidade – deficiência – escola – inclusão - educação
Abstract:
Investigar los significados atribuidos al cuerpo y el cuerpo con discapacidad en el contexto de la escuela primaria municipal, que ya tiene experiencia de inclusión de alumnos con discapacidad fue el objetivo de esta investigación. Se problematiza aquí la extrañeza seguro deque las relaciones conlos cuerpos "desviados" en elcontextode una culturaescolarycómolossignificadosque se les asignenpara demarcaridentidad(es)deestosestudiantesycómoellos mismos y suentornoreaccionansupresenciaen la escuela.Algunas de las preguntasde investigación seplanteócomopuntosdepartidaen estainvestigación:¿Comomanifiestanlos estudiantescorporalesdentro de laescuela-enelaula yel patio de recreo?¿Quédiscursos,accionesyprácticasde los profesoresyestudiantesen relacióna diferentes personasy lapersona condiscapacidad? Conelpropósitode observar,descubrir yanalizarcómo las escuelasestán respondiendoalaspolíticasoficiales expresadas enel paradigmade laEducación paraTodos yEducaciónparala Diversidad, esta tesisse basó enelcualitativo,descriptivoe interpretativo,y hautilizadolasherramientasdela etnografía-la observacióny laentrevista-para la recogida dedatos.Los datosempíricosfueron recolectados mediantela observaciónde losregistrosenundiariode campoy entrevistas(personareflexivay semi-estructurados).Había cincomeses en elcampo,mirandohaciaelambiente escolarpara generarlas condicionesde análisis,lo quepermitiórealizar unaredcomplejaysutilde las representacionesysignificados,que implican las relacionesentre profesoresy alumnoscuando setrata devivirconlas diferenciasdelos cuerposestigmatizados. Palabras clave: cuerpo - identidad - diferencia - discapacidad - escuela - educación
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Bernardo, Carolina Maria Costa. Do estranhamento do corpo: um estudo sobre identidade, corpo e deficiência na escola. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024
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