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Repositório Institucional - UECE
Título:
O uso do texto literário nas aulas de espanhol no ensino médio de escolas públicas de Fortaleza: relação entre as crenças e a prática docente de egressos da UECE

Autor(es):
Silva, Girlene Moreira da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
No presente estudo, procuramos investigar as crenças dos egressos do curso de letras Espanhol da UECE sobre o uso ou não do texto literário como ferramenta para o ensino/aprendizagem de E/LE no Ensino Médio de Escolas Públicas de Fortaleza e a relação entre essas crenças e sua prática docente. Os sujeitos da pesquisa foram dezoito professores, egressos da Universidade Estadual do Ceará, atuantes nas três séries do Ensino Médio de Escolas Públicas de Fortaleza. Todos responderam a um questionário, entretanto somente três responderam a uma entrevista, além do questionário, e tiveram 12 h/a observadas, com o objetivo de contrapormos suas ações e suas crenças. Ao final, apresentamos algumas diretrizes para a formação do professor de Espanhol do Ensino Médio de Escolas Públicas de Fortaleza, bem como algumas propostas didáticas para a utilização do TL no ensino de E/LE nesse contexto, sempre com o intuito de aperfeiçoamento do ensino, pois acreditamos que o trabalho acadêmico tem que não somente diagnosticar, mas também tentar apontar soluções para os problemas diagnosticados. Os critérios utilizados para a escolha dos três professores observados foram o tempo de término da sua graduação, escolhendo um graduado há mais tempo, um intermediário e outro graduado mais recentemente; e a atuação nas três séries do Ensino Médio. Antes da aplicação dos questionários e da observação das aulas do projeto final, realizamos um estudo piloto, a fim de verificarmos a relevância e clareza das perguntas dos questionários, bem como a viabilidade do nosso estudo. Entretanto, os dados obtidos nesse estudo piloto, não foram considerados na análise de dados da pesquisa total. Como base teórica, ao tratarmos sobre a funcionalidade do texto literário como recurso para as aulas de Espanhol e o seu papel na leitura em língua estrangeira, tomamos como base os estudos de autores como Widdowson (1984), Lajolo (1982), Zilberman (2003, 2008), Kleiman (2004), Cosson (2006), Mendoza (2001, 2004, 2007), Peris (2000), Aragão (2006), Souza (2008), Santos (2007), dentre outros. Para a discussão sobre a inserção de gêneros literários como um dos gêneros textuais possíveis de serem trabalhados na escola, baseamo-nos na leitura de Bakhtin (2010) e seu círculo (Faraco, 2009; Paula & Stafuzza, 2010) e de Marcuschi (2008), dentre outros, terminando com a apresentação de como eles são vistos nos documentos oficiais brasileiros de Português e Espanhol. Para tratar das crenças e sua influência no processo de ensino-aprendizagem de línguas valemo-nos de estudiosos como Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007), Leffa (1988, 1991), Almeida Filho (1993), Pajares (1992) Richards e Lockhart (1994), Alvarez (2007), Collins (2002), dentre outros. Para o estudo sobre a formação inicial e continuada dos professores, ressaltando a importância da constante atualização dos conhecimentos, tomando como base os ensinamentos de Celani (2002, 2009), Miccoli (2007, 2010), Moita Lopes (1996), Gil (2005), Imbernón (2010), dentre outros. Os documentos oficiais que orientam o Ensino Médio Brasileiro, PCNEM (2000), PCNEM + (2002) e OCEM (2006) e as MCEM-CE (2009) que orienta o Ensino Médio do Ceará serviram como base teórica em toda a discussão realizada. Palavras-chave: Texto literário. Crenças. Professores de Espanhol. Ensino médio.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Girlene Moreira da. O uso do texto literário nas aulas de espanhol no ensino médio de escolas públicas de Fortaleza: relação entre as crenças e a prática docente de egressos da UECE. 2011. 311 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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