Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O livro didático de história no 5º ano das escolas municipais de Caucaia-CE: do processo de escolha à análise da estrutura e dos conteúdos abordados nos manuais indicados pelo guia de 2010

Autor(es):
Oliveira, Flávia Maria Carlos de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
A presente monografia tem por objeto de estudo os Livros Didático de História adotados no 5º ano das Escolas Municipais de Caucaia-Ceará, analisando, do processo de escolha às questões relacionadas à estrutura e aos conteúdos abordados por esses manuais indicados pelo Guia de Livros Didáticos de 2010. O Programa Nacional do Livro Didático- PNLD nos moldes da política educacional em vigor no Brasil a partir dos anos de 1990 apresenta um novo cenário para as escolas brasileiras e, por extensão, para o ensino de história no ensino fundamental. O livro didático de História mesmo sendo um instrumento de trabalho integrante da "tradição escolar" de professores e alunos, estando hoje respaldado pela Política Nacional do Livro Didático- PNLD, contudo, apesar de todo desse aparato nunca se atingirá uma verdadeira perfeição, em virtude da complexidade inerente a esse objeto. Assim, as problemáticas em torno do livro didático se transformam em objeto de pesquisa onde se questionam o real papel deste material didático. Assim, tendo o livro didático como objeto de pesquisa, o intuito é o de problematizar tão importante material didático da educação escolar brasileira, discutindo-se questões de âmbito nacional para se chegar à compreensão de uma realidade local, como a que se realizou neste trabalho monográfico. Para a concretização do mesmo teve-se por percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, principalmente, a análise de documentos oficiais inerentes ao Programa Nacional do Livro Didático- PNLD, Guia de Livros Didáticos de 2010 e os livros didáticos do 5º ano, adotados no Município de Caucaia, dentre outros. Realizou-se, também, uma pesquisa de campo junto à Secretaria de Educação de Caucaia e a Escola Roberto José Bastos Macambira tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada. Palavras-chave: Livro didático. PNLD. Guia de livros didáticos 2010. Ensino de história.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Oliveira, Flávia Maria Carlos de. O livro didático de história no 5º ano das escolas municipais de Caucaia-CE: do processo de escolha à análise da estrutura e dos conteúdos abordados nos manuais indicados pelo guia de 2010. 2011. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1