Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Webconferência na licenciatura de matemática da UAB/IFCE: o estado do devir tecnológico

Autor(es):
Santiago, Lívia Maria de Lima

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
O presente trabalho constitui uma pesquisa sobre a aplicabilidade da ferramenta de webconferência nas disciplinas de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática à distância, suas limitações e potencialidades nessa modalidade de ensino. A pesquisa é pautada na ideia de interatividade e interação, no papel do tutor no processo de mediação pedagógica via Tecnologias digitais e nos conceitos de Educação à distância, apresentados, respectivamente, por Silva (2003), Masetto (2000) e Moore e Kearsley (2007). O objetivo geral da pesquisa consiste em mapear a webconferência, identificando seus limites e potencialidades no processo comunicacional, com fins pedagógicos, dos sujeitos tutor-aluno e no estudo do conteúdo de Matemática. A metodologia empregada nesse trabalho utilizou os princípios da pesquisa-ação, pois esse tipo de metodologia de pesquisa insere o pesquisador no contexto de aplicação dos conhecimentos envolvidos na pesquisa. A pesquisa foi realizada com os alunos do 2º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, polo São Gonçalo, no período de fevereiro a abril de 2010. A experiência prática foi dividida em três momentos: no primeiro, realizamos testes de caráter técnico; no segundo, sondagem com o público-alvo; e, no terceiro momento, as sessões de webconferências, que configuram um total de seis, distribuídas ao longo da disciplina de Matemática Básica II. Os resultados demostram a necessidade pedagógica de mais encontros como esse a fim de romper com a distância espaço-temporal entre professor e aluno, da importância da comunicação síncrona e constante para esclarecimentos de dúvidas, de se viabilizar recursos de hardware e de acesso à internet com intuito de dinamizar os atrasos no áudio e a perda de imagem no caminho e, assim, possibilitar aos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem usufruir toda a potencialidade oferecida pela webconferência. Palavras-chave: Ensino a Distância. Webconferência. Ensino de Matemática.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Santiago, Lívia Maria de Lima. Webconferência na licenciatura de matemática da UAB/IFCE: o estado do devir tecnológico. 2010. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1