A presente dissertação trata da formação em pesquisa do professor que atua
na Educação Básica . Essa discussão tem se apresentado como um dos
pontos importantes no âmbito da educação, especificamente na discussão
sobre formação de professores. A grande pergunta desta investigação é que
elementos formativos tem o professor da Educação Básica para trabalhar a
pesquisa no cotidiano escolar? A partir da indagação acima o objetivo geral da
pesquisa pode assim ser expresso: Compreender a pesquisa no contexto da
formação docente e seus desdobramentos e reflexos na vida e no trabalho dos
professores da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dr. Danúzio Férrer. Em
decorrência de tal objetivo, foram sendo delineados os objetivos específicos
desta investigação, que são: Investigar a produção dos teóricos em educação
sobre a pesquisa na formação docente; Refletir sobre a formação dos
professores, verificando junto aos mesmos as contribuições e lacunas deixadas
por esse processo no que se refere ao trabalho com pesquisa; Analisar a
relação ensino e pesquisa no âmbito da Educação Básica a partir da prática
dos professores da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dr. Danúzio
Férrer; Colaborar, através de encontros para reflexão sobre a prática, com a
elaboração de estratégias que possibilitem aos professores da Escola de
Ensino Infantil e Fundamental Dr. Danúzio Férrer a desenvolverem um trabalho
com pesquisa em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação
crítico colaborativa, que contou com a participação de sete professores da
referida escola. A coleta de dados foi realizada a partir da realização periódica
dos encontros de formação e reflexão sobre a prática, os quais aconteceram no
período compreendido entre os meses de março a outubro, totalizando 100
horas de atividades que incluíam entrevistas individuais e grupais,
questionários. Para fundamentar essa reflexão foram trabalhadas as ideias
Lima (2001, 2010), Ghedin, Pimenta, sobre a formação de professores,
Stenhouse (2007), Elliott (2005) e Zeichner (1993) no concernente à teoria do
professor pesquisador; Lüdke (2001) sobre a relação entre ensino e pesquisa
na Educação Básica ; e Thiollent ( 2007 ), Barbier (2007); Dione (2007); Franco
(2005, 2009); André (1995); e Zeichner (1993); Ibiapina ( 2008 ), sobre
pesquisa -ação e pesquisa-ação crítico colaborativa. Os resultados do estudo
mostram que muitas são as lacunas deixadas pela formação dos professores
no que se refere à pesquisa e para as dificuldades que a realidade objetiva
apresenta aos professores da Educação Básica para o desenvolvimento de um
trabalho de pesquisa, sejam elas advindas das políticas públicas, sejam das
intituições de modo particular, ou mesmo do próprio professor. Entretanto, é
possível a superação dessa realidade. A pesquisa-ação crítico colaborativa,
nesta investigação, abriu a possibilidade para que os professores da escola, a
partir dos seus interesses e motivações, realizassem três pesquisas, assim
intituladas: ―Religiosidade do Iborepi: manifestações e crenças populares‖; ―As
consequências da seca de 1979-1983 para o povo do Iborepi e, ―A educação
no distrito do Iborepi.
Palavras chave: Pesquisa. Formação de professores. Professor pesquisador.
Pesquisa-ação crítico-colaborativa.
Abstract:
This dissertation deals with the research training of the teacher who works in
Basic Education. This discussion has emerged as one of the important points in
education, specifically in the discussion on teacher training. The big question of
this investigation is: which formative elements have primary education teachers
to work on research in school life? From the above investigation the overall goal
of the research may be expressed as follows: Understanding research in the
context of teacher education and its implications and consequences on life and
work of teachers at Dr. Danúzio Férrer a Elementary an Fundamental School
for Children. Because of this goal, the specific objectives of this research have
been outlined, : To investigate the outcoming production of theoretical
researchers on teachers education; To ponder on teachers training, and
checking with them contributions and gaps left by this proceeding concerning
research work; Analyze the connection between teaching and research within
the Basic Education from the practice of teachers belonging to Dr. Danúzio
Férrer Elementary School.To collaborate, through meetings for reflection on
practice with the development strategies of the above mentioned school to
develop a research work performed in the classroom. The methodology used
was the critical collaborative action research, which included the participation of
seven teachers of that school. Data gathering was performed from the periodic
holding of meetings for training and reflection on practice, which took place
between March and October, totaling 100 hours of activities which included
individual and group interviews and questionnaires. To support this reflection
ideas were explored (Lima2001, 2010), Ghedin, Pimenta, on the training of
teachers, Stenhouse (2007), Elliott (2005) and Zeichner (1993) regarding the
theory of the teacher researcher; Lüdke (2001 ) On the connection between
teaching and research in Basic Education, and Thiollent (2007), Barbier (2007),
Dione (2007), Franco (2005, 2009) and Andrew (1995), and Zeichner (1993);
Ibiapina (2008) On action research and critical collaborative action research.
The study results show that there are many gaps left by teacher training
concerning research as well as some difficulties which objective reality presents
to teachers of Basic Education for the development of a research study, either
stemming from public policy ,institutions in particular, or even the teacher
himself. However, it is possible to overcome this reality. The critical
collaborative action in this research has opened the possibility for the school
teachers, whatever their interests and motivations to perform three searches,
entitled: "Religiosity of Iborepi: demonstrations and popular beliefs," "The
consequences of drought of 1979-1983 for the people of Iborepi "and"
Education in the district of Iborepi.
Keywords: Research. Teacher training. Research teacher. CriticalCollaborative Action Research.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Alves, Francione Charapa. A pesquisa como instrumento de formação docente. 2011. 218 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1