Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A pesquisa como instrumento de formação docente

Autor(es):
Alves, Francione Charapa

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
A presente dissertação trata da formação em pesquisa do professor que atua na Educação Básica . Essa discussão tem se apresentado como um dos pontos importantes no âmbito da educação, especificamente na discussão sobre formação de professores. A grande pergunta desta investigação é que elementos formativos tem o professor da Educação Básica para trabalhar a pesquisa no cotidiano escolar? A partir da indagação acima o objetivo geral da pesquisa pode assim ser expresso: Compreender a pesquisa no contexto da formação docente e seus desdobramentos e reflexos na vida e no trabalho dos professores da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dr. Danúzio Férrer. Em decorrência de tal objetivo, foram sendo delineados os objetivos específicos desta investigação, que são: Investigar a produção dos teóricos em educação sobre a pesquisa na formação docente; Refletir sobre a formação dos professores, verificando junto aos mesmos as contribuições e lacunas deixadas por esse processo no que se refere ao trabalho com pesquisa; Analisar a relação ensino e pesquisa no âmbito da Educação Básica a partir da prática dos professores da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dr. Danúzio Férrer; Colaborar, através de encontros para reflexão sobre a prática, com a elaboração de estratégias que possibilitem aos professores da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dr. Danúzio Férrer a desenvolverem um trabalho com pesquisa em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação crítico colaborativa, que contou com a participação de sete professores da referida escola. A coleta de dados foi realizada a partir da realização periódica dos encontros de formação e reflexão sobre a prática, os quais aconteceram no período compreendido entre os meses de março a outubro, totalizando 100 horas de atividades que incluíam entrevistas individuais e grupais, questionários. Para fundamentar essa reflexão foram trabalhadas as ideias Lima (2001, 2010), Ghedin, Pimenta, sobre a formação de professores, Stenhouse (2007), Elliott (2005) e Zeichner (1993) no concernente à teoria do professor pesquisador; Lüdke (2001) sobre a relação entre ensino e pesquisa na Educação Básica ; e Thiollent ( 2007 ), Barbier (2007); Dione (2007); Franco (2005, 2009); André (1995); e Zeichner (1993); Ibiapina ( 2008 ), sobre pesquisa -ação e pesquisa-ação crítico colaborativa. Os resultados do estudo mostram que muitas são as lacunas deixadas pela formação dos professores no que se refere à pesquisa e para as dificuldades que a realidade objetiva apresenta aos professores da Educação Básica para o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa, sejam elas advindas das políticas públicas, sejam das intituições de modo particular, ou mesmo do próprio professor. Entretanto, é possível a superação dessa realidade. A pesquisa-ação crítico colaborativa, nesta investigação, abriu a possibilidade para que os professores da escola, a partir dos seus interesses e motivações, realizassem três pesquisas, assim intituladas: ―Religiosidade do Iborepi: manifestações e crenças populares‖; ―As consequências da seca de 1979-1983 para o povo do Iborepi e, ―A educação no distrito do Iborepi. Palavras chave: Pesquisa. Formação de professores. Professor pesquisador. Pesquisa-ação crítico-colaborativa.

Abstract:
This dissertation deals with the research training of the teacher who works in Basic Education. This discussion has emerged as one of the important points in education, specifically in the discussion on teacher training. The big question of this investigation is: which formative elements have primary education teachers to work on research in school life? From the above investigation the overall goal of the research may be expressed as follows: Understanding research in the context of teacher education and its implications and consequences on life and work of teachers at Dr. Danúzio Férrer a Elementary an Fundamental School for Children. Because of this goal, the specific objectives of this research have been outlined, : To investigate the outcoming production of theoretical researchers on teachers education; To ponder on teachers training, and checking with them contributions and gaps left by this proceeding concerning research work; Analyze the connection between teaching and research within the Basic Education from the practice of teachers belonging to Dr. Danúzio Férrer Elementary School.To collaborate, through meetings for reflection on practice with the development strategies of the above mentioned school to develop a research work performed in the classroom. The methodology used was the critical collaborative action research, which included the participation of seven teachers of that school. Data gathering was performed from the periodic holding of meetings for training and reflection on practice, which took place between March and October, totaling 100 hours of activities which included individual and group interviews and questionnaires. To support this reflection ideas were explored (Lima2001, 2010), Ghedin, Pimenta, on the training of teachers, Stenhouse (2007), Elliott (2005) and Zeichner (1993) regarding the theory of the teacher researcher; Lüdke (2001 ) On the connection between teaching and research in Basic Education, and Thiollent (2007), Barbier (2007), Dione (2007), Franco (2005, 2009) and Andrew (1995), and Zeichner (1993); Ibiapina (2008) On action research and critical collaborative action research. The study results show that there are many gaps left by teacher training concerning research as well as some difficulties which objective reality presents to teachers of Basic Education for the development of a research study, either stemming from public policy ,institutions in particular, or even the teacher himself. However, it is possible to overcome this reality. The critical collaborative action in this research has opened the possibility for the school teachers, whatever their interests and motivations to perform three searches, entitled: "Religiosity of Iborepi: demonstrations and popular beliefs," "The consequences of drought of 1979-1983 for the people of Iborepi "and" Education in the district of Iborepi. Keywords: Research. Teacher training. Research teacher. CriticalCollaborative Action Research.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Alves, Francione Charapa. A pesquisa como instrumento de formação docente. 2011. 218 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1