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Repositório Institucional - UECE
Título:
Relações entre concepções de educação musical, formação e práticas docentes de professores de artes das escolas públicas do município de Fortaleza

Autor(es):
Cunha, Conceição de Maria

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
A presente pesquisa teve o objetivo de analisar as relações entre a formação e a prática dos professores que ensinam arte educação, nas escolas públicas municipais de Fortaleza, enfocando suas concepções sobre educação musical. No aporte teórico desse estudo foram pontuadas ideias sobre o ensino da música à crianças e adolescentes, defendidas por Rousseau e Dewey, bem como algumas propostas educacionais em música defendidas por Dalcroze, Kodaly, Orff, Villa-Lobos, Swanwick e Schafer. Para fundamentar a formação e a prática docente, foram utilizadas ideias e conceitos de Zeichner (1995), Gómez (1998), Schön (2000), Pimenta (2005) e Sacristán (2007), os quais discutem a prática reflexiva e a formação docente contextualizada, bem como os estudos de Souza (1996), Kraemer (2000), os quais discutem as concepções de educação musical na contemporaneidade. Como metodologia da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa com aproximação etnográfica, fundamentado em Bogdan e Biklen (1994); André (1995); Gómez (1996), Beaud e Weber (2007). Os dados foram coletados em entrevistas semi-estruturadas, observações simples, registros nos diários de campo e análises de documentos. Participaram do estudo, cinco professores que lecionam a disciplina de arte educação nas escolas municipais de Fortaleza, sendo estes, licenciados em música pela Universidade Estadual do Ceará. As análises dos dados foram realizadas considerando as propostas de Bardin (1994) e Minayo (2008), onde buscou-se relacionar as referências que sustentam e orientam as práticas cotidianas dos professores, possibilitando reflexões entre as falas dos atores com o referencial teórico de Pérez Goméz (1998), Schön (2000) e Kraemer (2000), os quais discutem sobre formação profissional e concepções de educação musical na contemporaneidade. Como resultado da pesquisa, observa-se que os conceitos do que seja educação musical, para os professores, podem passar por mudanças e adaptações a partir das necessidades educacionais vivenciadas no cotidiano escolar. Verificouse também que nenhum dos professores, em suas atividades práticas, aplicam teorias e metodologias dos pedagogos musicais citados nesse texto, no entanto, observa-se nas falas dos atores que as bases teóricas da pedagogia musical parecem estar incluídas nos fazeres práticos, tendo uma aproximação com as concepções de educação musical dos pedagogos musicais explicitados acima nos fazeres em sala de aula. Nota-se que as reflexões da prática podem estar relacionadas, também, com as condições de trabalho desses professores, tendo que adaptar seus fazeres em ambientes escolar inadequados para um melhor desenvolvimento das atividades musicais e a aprendizagem dos alunos. Palavras-chaves – formação e prática docente; concepção de educação musical; ensino de música.

Abstract:
This study aimed to analyze the relationship between training and practice of teachers who teach art education in public schools in Fortaleza, focusing hers conceptions on music education. In this theoretical study were punctuated ideas about teaching music to children and adolescents, defended by Rousseau and Dewey, well as some proposals in music education defended by Dalcroze, Kodaly, Orff, Villa-Lobos, Swanwick and Schafer. To found the training and teaching practice, ideas and concepts were used by Zeichner (1995), Gomez (1998), Schön (2000), Pimenta (2005) and Sacristán (2007), which discusses the reflective practice and teacher training contextualized, well as studies by Souza (1996), Kraemer (2000), which discusses the conceptions of music education in contemporary society. How research methodology was chosen for the qualitative approach with an ethnographic approximation, based on Bogdan and Biklen (1994), André (1995), Gómez (1996), Beaud and Weber (2007). Data were collected in semi-structured interviews, simple observations, daily records in the field and analysis of documents. The study partcipated five teachers who teach the discipline of art education in public schools of Fortaleza, the latter being licensed in music from State University of Ceará. Data analysis was realize considering the proposals of Bardin (1994) and Minayo (2008), which sought to relate the references that support and guide the quotidian practices of teachers, enabling reflection between the actors' discourse with the theoretical framework of Perez Gómez (1998), Schön (2000) and Kraemer (2000), which discuss training and education concepts in contemporary music. The results, it is observed that the concepts of what music education for teachers, may to pass by changes and adjustments from the educational needs experienced in the classroom. It was also noted that nobody of the teachers, in their practical activities, apply theories and methodologies of music educators cited in this text, however, we observe in the discourse of the actors that the theoretical base of musical pedagogy seem to be included in the practical doings, having an approximation with the conceptions of musical education of music educators explained above in the doings in the classroom. Note that the reflections of the practice may be related, also, with the working conditions of teachers, having to adapt their works in school environments inadequate for a better development of musical activities and student learning. Keywords - training and teaching practice, conception of music education, music education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cunha, Conceição de Maria. Relações entre concepções de educação musical, formação e práticas docentes de professores de artes das escolas públicas do município de Fortaleza. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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