Desenvolvimento de competências: caminhos alternativos, objetivos idênticos
Autor(es):
Silva, Silvio Roberto Dias da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
Micro e pequenas empresas são carentes de recursos e devem procurar nos seus colaboradores
a garantia de permanência num mercado de desafios constantes. O desenvolvimento
permanente de seu pessoal deve ser estimulado e facilitado, por meio de diversas
possibilidades disponíveis. O presente trabalho de pesquisa procurou conhecer como as
competências são construídas e desenvolvidas nesse grupo de empresas. Como ação inicial, o
trabalho se baseou nos pressupostos de Delors, para o profissional do século XXI,
categorizando as competências nos grupos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a
viver junto e aprender a ser. A pesquisa foi realizada junto a Dirigentes, Gestores de Pessoas,
Analistas de RH e Estudantes de graduação de áreas relacionadas a recursos humanos, num
total de 247 respondentes, por meio da aplicação de questionário. Os resultados levaram a
criação do Índice de Importância das Competências – IIC e do Índice de Desenvolvimento de
Competências – IDC. As considerações finais apontaram a necessidade de maior
desenvolvimento das pessoas, utilizando alternativas disponíveis e não tradicionais, como por
exemplo: os recursos da Internet, mais leitura, participação em atividades de voluntariado,
dentre outras, como fontes facilitadoras do processo. A mudança da cultura das organizações
requer estruturar um RH capaz de atuar como catalisador do desenvolvimento de
competências, como forma de minimizar os índices de mortalidade das empresas.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Pessoas; Gestão de RH; Desenvolvimento de
Competências; Índice de Importância das Competências; Índice de Desenvolvimento de
Competências; Desenvolvimento de RH.
Abstract:
Micro and small enterprises are in need of resources and should seek in their
employees the security of remaining in a market with constant challenges. Continued
development of their people should be encouraged and facilitated through a variety
of possibilities available. The present research sought to understand how the skills
are built and developed in this group of companies. As the initial action, the work was
based on the assumptions of Delors, the professional of the century, categorizing
skills groups: learning to know, learning to do, learning to live together and learn to
be. The survey was conducted among the leaders, people managers, HR analysts
and Undergraduate students in fields related to human resources, a total of 247
respondents through a questionnaire. The results led to the creation of the Index of
Importance of Skills – IIS and the Index of Skills Development - ISD. The final
considerations indicate a need for further development of people using nontraditional alternatives available, such as: Internet resources, further reading,
participation in volunteer activities, among others, as sources facilitate the process.
Changing the culture of organizations requires an HR structure capable of acting as a
catalyst for skills development, to minimize the mortality rate of businesses.
KEY-WORDS: People Management; Management HR; Skills Development; Index of
Skill Importance, Index of Skills Development, HR Development.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silva, Silvio Roberto Dias da. Desenvolvimento de competências: caminhos alternativos, objetivos idênticos. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024
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