Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A figura alada de Durer e o anjo de Klee: sentidos de melancolia em Walter Benjamin

Autor(es):
Rigatto, Benedito Elói

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Este trabalho procura revelar a centralidade de melancolia no pensamento de Walter Benjamin e a extensão de sentidos desta categoria. A escolha de textos significativos para a análise deste tema possibilita revelar as contradições do estado de espírito melancólico, que oscila entre apatia, inércia, indefinição e visão crítica para a tomada de posição ante a história-catástrofe. Tais conflitos Benjamin encontra na linguagem alegórica do Barroco e na obra dos poetas da modernidade capitalista, como o fundamento de sua crítica da cultura. Baudelaire e Proust constituem novas formas linguísticas de representação alegórica sobre o cotidiano das sociedades contemporâneas. Na imanência de um mundo de ruínas, a alegoria é, para o melancólico, a única linguagem possível, presente no Barroco como jogo da melancolia (Trauerspiel). Memória e experiência surgem como instrumentos que o artista, o filósofo, o historiador materialista dispõem para enfrentar a degeneração do tempo histórico homogêneo e vazio. O historiador materialista, no estado melancólico de profunda meditação, junta os cacos do que foi destruído e constrói um mosaico de novas significações. Palavras-chave: Melancolia. Memória. Alegoria. História. Experiência.

Abstract:
Ce travail cherche à révéler le caractère central de la mélancolie chez Wlater Benjamin et l‟extension de la signification de cette catégorie. Le choix de textes significatifs pour l‟analyse de cette question permet de révéler les contradictions de la mélancolie, qui oscille entre l‟apathie, l‟inertie, l‟incertitude et approche critique pour la prise de position face à histoire-catastrophe. Ces conflits Benjamin trouve dans le langage allégorique du Baroque et dans l‟oeuvre des poètes de la modernité capitaliste, comme le fondement de sa critique de la culture. Baudelaire et Proust constituent de nouvelles formes linguistiques de représentation allégorique du quotidien des sociétés contemporaines. Dans l‟immanence d‟un monde de ruines, l‟allégorie est, pour le mélancolique, le seul langage possible, présent au Baroque en tant que jeu de la mélancolie (Trauerspiel). Mémoire et expérience émergent comme des instruments que l‟artiste, le philosophe, l‟historien matérialiste ont pour faire face à la dégénérescence du temps historique homogène et vide. L‟historien matérialiste, dans l‟état melancolique de méditation profonde, rassemble les fragments de ce qui a eté détruit et construit une mosaïque de nouvelles significations. Mots- clés : Mélancolie; Mémoire; Allégorie; Histoire; Expérience

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Rigatto, Benedito Elói. A figura alada de Durer e o anjo de Klee: sentidos de melancolia em Walter Benjamin. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1