Aprendizagens orientação por erros e perfil do empreendedor: um estudo em empreendedores de PME de gastronomia de Fortaleza-CE
Autor(es):
Coelho, Denis Pontes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
O presente trabalho tratou de pesquisar sobre o que os empreendedores de pequenos e
médios negócios ativos de gastronomia (restaurantes) têm aprendido com suas
experiências e com seus erros. Partindo do ponto que ainda não é dada a devida
importância ao “caminhar” do empreendedor, mas sim aos seus produtos
(empreendimentos) e que seu “sucesso”, visto pelo de um perfil de empreendedor, este
o qual pouco valoriza a característica de aprender com os erros, em detrimento de outras
como; coragem, criatividade, administração de riscos, determinação, foco e etc., o
trabalho pretende mostrar resultados e através deles alavancar para futuros trabalhos
novas reflexões sobre o perfil do empreendedor, mais especificamente sobre a
característica de Aprender com os Erros. Para entender o comportamento do
empreendedor quanto aos erros, o trabalho se utilizou da teoria do Psicólogo Cognitivo
Michel Frese (Orientação por Erros) e de outro Psicólogo Cognitivo e da
Aprendizagem; David Ausubel e seus colaboradores (Aprendizagem Significativa)
como recorte (amostragem) do referencial teórico. Este recorte foi importante para saber
como os empreendedores lidam com os erros e como e quais métodos têm definidos
para aprender. O trabalho utilizou uma abordagem qualitativa e como meio para
atingimento dos objetivos o Estudo de Caso (Multicasos) e a Análise de Conteúdo como
tratamento dos dados. A pesquisa foi realizada através de uma entrevista (roteiro semiestruturado) e um questionário que averigua os comportamentos diante dos erros. Os
achados disseram que os empreendedores aprendem com os erros, gerem seus erros e
parece ter tirado lições importantes aos seus negócios. Dentre os seus aprendizados; a
Gestão de Pessoas foi algo que emergiu, especificamente o bom relacionamento com os
funcionários e a questão do bom atendimento aos clientes. Como limitação do trabalho
ficou o não estudo de correlação entre o sucesso ou inovação com a característica de
Aprender com os erros, além de não ter estudado como a “rede” de empreendedores
pode influenciar em novos aprendizados. Os ganhos ficam por conta mesmo do
conjunto de aprendizados, para uma nova reflexão sobre a importância de um bom
atendimento e de uma Gestão de Pessoas, além de se repensar sobre a característica de
Aprender com os Erros no perfil de empreendedor. Recomenda-se para trabalhos
futuros estudos mais inferenciais e funcionalistas destas variáveis aqui trabalhadas e
aprofundamento teórico-empírico da teoria de Aprendizagem por Erros nos estudos
sobre empreendedorismo e administração de empresas.
Palavras-Chaves: Aprendizagem, Aprendizagem por Erros, Comportamento
Empreendedor, Perfil de Empreendedor.
Abstract:
This study sought to find out about what entrepreneurs of small and medium business
assets of cuisine (restaurants) have learned from their experiences and their mistakes.
Starting from point which is not given due importance to "walk" the entrepreneur, but
their products (projects) and that their "success", watched by a profile of entrepreneur,
this which gives little feature to learn with the errors, over others like, courage,
creativity, risk management, determination, focus and so on., the work aims to show
results and through them to leverage new thinking for future work on the profile of the
entrepreneur, more specifically about the characteristic to Learn from Mistakes. To
understand the behavior of the entrepreneur about the errors, the work has used the
theory of Cognitive Psychologist Michael Frese (Guidance Errors) and other Cognitive
Psychologist and Learning, David Ausubel and his colleagues (Meaningful Learning)
and clipping (sampling) of theoretical. This cut was important to know how
entrepreneurs deal with errors and how and what methods are set to learn. The study
used a qualitative approach and as a means for achieving the objectives the Case Study
(multicases) and content analysis and data processing. The survey was conducted
through an interview (semi-structured) and a questionnaire to verify the behavior of the
errors before. The findings said that entrepreneurs learn from their mistakes, manage
your mistakes and seems to have drawn important lessons to their business. Among
their learning, the Personnel Management was something that emerged, particularly
good relationship with employees and the issue of good customer service. The
limitation of this work was the study no correlation between success and innovation,
with the characteristic learning from mistakes, and have not studied how the "network"
of entrepreneurs can influence new learning. The gains are due to the same set of
learnings to a new reflection on the importance of good service and a Personnel
Management, in addition to rethinking the character of Learning from Mistakes in the
profile of an entrepreneur. It is recommended for future work more inferential and
functionalist studies of these variables worked here and theoretical-empirical theory of
learning by errors in studies on entrepreneurship and business administration.
Key Words: Learning, Learning by Mistakes, Entrepreneurial Behavior, Entrepreneur
Profile.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Coelho, Denis Pontes. Aprendizagens orientação por erros e perfil do empreendedor: um estudo em empreendedores de PME de gastronomia de Fortaleza-CE. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1