Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Aprendizagens orientação por erros e perfil do empreendedor: um estudo em empreendedores de PME de gastronomia de Fortaleza-CE

Autor(es):
Coelho, Denis Pontes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
O presente trabalho tratou de pesquisar sobre o que os empreendedores de pequenos e médios negócios ativos de gastronomia (restaurantes) têm aprendido com suas experiências e com seus erros. Partindo do ponto que ainda não é dada a devida importância ao “caminhar” do empreendedor, mas sim aos seus produtos (empreendimentos) e que seu “sucesso”, visto pelo de um perfil de empreendedor, este o qual pouco valoriza a característica de aprender com os erros, em detrimento de outras como; coragem, criatividade, administração de riscos, determinação, foco e etc., o trabalho pretende mostrar resultados e através deles alavancar para futuros trabalhos novas reflexões sobre o perfil do empreendedor, mais especificamente sobre a característica de Aprender com os Erros. Para entender o comportamento do empreendedor quanto aos erros, o trabalho se utilizou da teoria do Psicólogo Cognitivo Michel Frese (Orientação por Erros) e de outro Psicólogo Cognitivo e da Aprendizagem; David Ausubel e seus colaboradores (Aprendizagem Significativa) como recorte (amostragem) do referencial teórico. Este recorte foi importante para saber como os empreendedores lidam com os erros e como e quais métodos têm definidos para aprender. O trabalho utilizou uma abordagem qualitativa e como meio para atingimento dos objetivos o Estudo de Caso (Multicasos) e a Análise de Conteúdo como tratamento dos dados. A pesquisa foi realizada através de uma entrevista (roteiro semiestruturado) e um questionário que averigua os comportamentos diante dos erros. Os achados disseram que os empreendedores aprendem com os erros, gerem seus erros e parece ter tirado lições importantes aos seus negócios. Dentre os seus aprendizados; a Gestão de Pessoas foi algo que emergiu, especificamente o bom relacionamento com os funcionários e a questão do bom atendimento aos clientes. Como limitação do trabalho ficou o não estudo de correlação entre o sucesso ou inovação com a característica de Aprender com os erros, além de não ter estudado como a “rede” de empreendedores pode influenciar em novos aprendizados. Os ganhos ficam por conta mesmo do conjunto de aprendizados, para uma nova reflexão sobre a importância de um bom atendimento e de uma Gestão de Pessoas, além de se repensar sobre a característica de Aprender com os Erros no perfil de empreendedor. Recomenda-se para trabalhos futuros estudos mais inferenciais e funcionalistas destas variáveis aqui trabalhadas e aprofundamento teórico-empírico da teoria de Aprendizagem por Erros nos estudos sobre empreendedorismo e administração de empresas. Palavras-Chaves: Aprendizagem, Aprendizagem por Erros, Comportamento Empreendedor, Perfil de Empreendedor.

Abstract:
This study sought to find out about what entrepreneurs of small and medium business assets of cuisine (restaurants) have learned from their experiences and their mistakes. Starting from point which is not given due importance to "walk" the entrepreneur, but their products (projects) and that their "success", watched by a profile of entrepreneur, this which gives little feature to learn with the errors, over others like, courage, creativity, risk management, determination, focus and so on., the work aims to show results and through them to leverage new thinking for future work on the profile of the entrepreneur, more specifically about the characteristic to Learn from Mistakes. To understand the behavior of the entrepreneur about the errors, the work has used the theory of Cognitive Psychologist Michael Frese (Guidance Errors) and other Cognitive Psychologist and Learning, David Ausubel and his colleagues (Meaningful Learning) and clipping (sampling) of theoretical. This cut was important to know how entrepreneurs deal with errors and how and what methods are set to learn. The study used a qualitative approach and as a means for achieving the objectives the Case Study (multicases) and content analysis and data processing. The survey was conducted through an interview (semi-structured) and a questionnaire to verify the behavior of the errors before. The findings said that entrepreneurs learn from their mistakes, manage your mistakes and seems to have drawn important lessons to their business. Among their learning, the Personnel Management was something that emerged, particularly good relationship with employees and the issue of good customer service. The limitation of this work was the study no correlation between success and innovation, with the characteristic learning from mistakes, and have not studied how the "network" of entrepreneurs can influence new learning. The gains are due to the same set of learnings to a new reflection on the importance of good service and a Personnel Management, in addition to rethinking the character of Learning from Mistakes in the profile of an entrepreneur. It is recommended for future work more inferential and functionalist studies of these variables worked here and theoretical-empirical theory of learning by errors in studies on entrepreneurship and business administration. Key Words: Learning, Learning by Mistakes, Entrepreneurial Behavior, Entrepreneur Profile.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Coelho, Denis Pontes. Aprendizagens orientação por erros e perfil do empreendedor: um estudo em empreendedores de PME de gastronomia de Fortaleza-CE. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1