Desafios da formação e da prática do pedagogo no contexto da educação inclusiva
Autor(es):
Silva, Graça Maria de Morais Aguiar e
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Um dos desafios em debate no sistema educacional brasileiro nos últimos anos tem sido a
inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), em particular
a partir da década de 1990, com as lutas da sociedade civil e, sobretudo, com a criação de
leis, tratados e resoluções políticas em defesa da pessoa com deficiência. Esses e outros
eventos aumentaram o acesso dos alunos com NEE à rede regular de ensino, exigindo
ajustes redefinidores no papel das escolas e na atuação pedagógica dos educadores. Neste
contexto, podemos indicar a urgente revisão do papel do pedagogo escolar, o qual, durante
muito tempo teve como função, além da de técnico, orientador ou gestor de uma instituição
escolar, lecionar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, acreditando que o trabalho com
crianças com algum tipo de deficiência era apenas para especialistas. Hoje, o pedagogo vêse diante de toda uma diversidade de alunos com ou sem deficiência na sala de aula,
exigindo dele uma prática diferenciada que atenda à proposta de inclusão estabelecida
pelos acordos e leis vigentes. Em face do o exposto, nos propomos neste estudo a analisar
os desafios da Formação e da prática do pedagogo no contexto da Educação Inclusiva.
Buscamos por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigar a
formação, concepções e prática de pedagogos que atuam na rede regular de ensino
municipal de Tianguá-CE, evidenciando as possibilidades e desafios encontrados no
exercício da docência no contexto da inclusão de alunos com NEE, analisando de forma
especial, se a formação em pedagogia favorece ou não as práticas inclusivas exigidas
atualmente. Para tanto, usamos como procedimentos de coleta de dados: levantamento de
informações sobre os pedagogos egressos de uma turma de Pedagogia da Universidade
Estadual Vale do Acaraú - UVA, que atuam em escolas integrantes do sistema de educação
municipal em Tianguá, junto à Secretaria de Educação do Município; seleção de uma
amostra dos pedagogos que atuam na docência destas escolas para responderem
questionário semiestruturado; escolha de um destes pedagogos que possuem em sala de
aula, alunos com NEE para realizarmos entrevistas e observações não participantes.
Tentamos compreender os entraves que dificultam o processo inclusivo na formação e
prática dos pedagogos, tomando como estudo empírico uma professora egressa da turma
de Pedagogia citada, a qual aceitou ser observada por dois meses em seu ambiente de
trabalho, uma sala de aula no turno da manhã e outra no turno da tarde, ambas de 4º ano do
Ensino Fundamental. Tomamos como base teórica autores como Mazzotta (2003), Januzzi
(2004), Symansky (2004), Glat (2004), Glat e Blanco (2007), e Magalhães (2002, 2004,
2008) entre outros que tratam da Educação Especial e Inclusiva. Saviani (2007, 2008)
Libâneo (2008), Pimenta (2006), estudiosos da pedagogia e do pedagogo. Na leitura de
fatos presenciados e relatados, percebemos boa vontade e compromisso da professora
observada para com sua sala de aula. Apesar do esforço não planejado da profissional,
identificamos com este estudo que a ação não corresponde ao desejo da referida
profissional. A pedagoga queixou-se da sua formação inconsistente no tocante à Educação
Especial e Inclusiva, não fez nem falou de formação continuada neste sentido. Demonstrou,
pela entrevista, não ter bem definido o que vem a ser a proposta inclusiva. Ademais a
metodologia de ensino adotada em sala, traz em suas ações muitos elementos da
integração, mas não da inclusão. E, também como os resultados revelam a Educação
Inclusiva em Tianguá caminha a passos lentos e, para o pedagogo, ainda se constitui um
grande desafio o ensino-aprendizagem eficiente do aluno com NEE na rede regular de
ensino. Isto reforça a tese da necessidade de uma reorganização do currículo dos cursos de
pedagogia no Brasil, com vistas a formar profissionais realmente preparados para lidar com
o ensino na diversidade e, sobretudo, gerenciar uma formação continuada que atenda de
forma mais eficiente às demandas atuais do contexto educacional.
Palavras-chave: Formação do pedagogo. Prática pedagógica. Inclusão escolar.
Abstract:
One of the challenges discussed in the Brazilian educational system in recent years has
been the inclusion of school pupils with Special Educational Needs (NEE, in Portuguese),
especially since the 1990s, amid the struggles of civil society and especially with the creation
of laws, treaties and political resolutions in defense of the disabled people. These and other
events triggered the access of students with special needs in regular educational settings,
requiring redefinition in the role of schools and the pedagogical performance of educators. In
this context, we can indicate an urgent review of the role of the school pedagogue who has
been working as a supervisor, an advisor or a school manager as well, teaching in the early
grades of elementary school, believing that working with children who had some type of
disability was a task for specialists. Today, the pedagogue sees himself/herself facing a
whole range of students with and without disabilities in the classroom what requires a
different practice that meets the proposal for inclusion established by the agreements and
laws. We propose in this study to analyze the challenges of Training and Practice of the
Pedagogue in the Context of Inclusive Education. This case study-typed qualitative study
tried to investigate the training, concepts and practice of educators who work in the regular
education municipal schools in Tianguá-Ceará, highlighting the opportunities and challenges
encountered in the teaching profession in the context of the inclusion of students with special
needs. Analyzing, especially, if the training in pedagogy promotes or not the inclusive
practices currently required. We used as data collection procedures: collecting information
about educators who come from a group of Pedagogy of the Vale do Acaraú University
(UVA) and work at public schools in Tianguá-Ceará; making a selection among the
educators who work in these schools to answer a semi-structured questionnaire; choice of
one of these educators who have students with special needs for us to conduct interviews
and non-participant observations. We sought to understand the obstacles that hinder the
inclusive process in the formation and practice of educators taking as an empirical study a
teacher from the group mentioned above, who agreed to be observed for two months in her
work context, in a morning group and another in the afternoon, both 4th year groups. We
take as a theoretical basis the authors Mazzotta (2003), Januzzi (2004), Symansky (2004),
Glat (2004), Glat and Blanco (2007) and Magalhães (2002, 2004, 2008) and others dealing
with the Special and Inclusive Education. Saviani (2007, 2008), Lebanon (2008) and Pepper
(2006) who are theoretical authors of pedagogy and the pedagogue. We have found in
reading of witnessed and reported facts good intentions and commitment from the observed
teacher towards the classroom in general. Despite the unplanned efforts of the educator, we
identified that her action does not match what she really expects. The educator complained
of her inconsistent formation with regard to Special and Inclusive Education, and she did not
have any formation and did not even spoke of continuing formation in this sense, she
demonstrated through the interview she has not clearly defined what the inclusive proposal
and methodology teaching adopted in the classroom are, she also showed many elements of
integration, not inclusion. Furthermore the results have revealed that the inclusive education
in Tianguá has taken small steps and the pedagogue has still faced a big challenge
concerning the efficient teaching / learning of students with special needs in regular
education. This reinforces the thesis of the need for a reorganization of the curriculum of
Pedagogy in Brazil, with regards to the training of professionals really prepared to deal with
education in diversity and above all, and to manage a continuing formation that meets more
effectively the demands of the current educational context.
Keywords: Formation of the pedagogue. Pedagogical practice. School inclusion.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silva, Graça Maria de Morais Aguiar e. Desafios da formação e da prática do pedagogo no contexto da educação inclusiva. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024
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