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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Entre muros: educação profissional como estratégia de inserção social para adolescentes em privação de liberdade

Autor(es):
Apolinário, Fátima Regina Guimarães

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Este texto dissertativo objetiva promover uma análise acerca da Educação Profissional como estratégia de inserção social para adolescentes em privação de liberdade, e apontar caracteristicas e resultados da aplicação de medidas socioeducativas entre muros. O mergulho no universo literário que trata da temática, produzido por autores de reconhecida competência como: Albornoz (2006); Amaral e Oliveira (2007); Antunes (2006); Bardin (2008); Bogdan e Biklen (1997); Bourdieu (2009); Castro (2003); Demo (1990, 1996); Frigotto e Ciavatta (2001); Gil (2008); Lapponi (2000); Leite (2004); Lombardi, Saviani e Sanfelice (2005); Ludke e André (1986); Manfredi (2002); Minayo (2006); Rodrigues e Leopard (2002); Silva (2008); Gondim (2002); Volpi (1997, 1998, 2001), entre outros,. Os autores respaldam suas teorias mostrando as dificuldades dos jovens em adentrar no mercado de trabalho e reforçam a importância da formação profissional gerando melhores oportunidades. Esta dissertação foi organizada com três itens, sendo que o primeiro aborda as transformações no mundo do trabalho e seus impactos sobre a educação profissional, o segundo trata da política pública de proteção social e proteção especial no Ceará, o último discute a qualificação e a profissionalização dos jovens. O cenário da pesquisa de campo foi a unidade de internação Centro Educacional Cardeal Aloisio Lorscheider (CECAL), direcionada a aplicação de medidas socioeducativas e utilizando-se a metodologia Grupo Focal como instrumento de coleta de dados, e sua análise revelou alguns aspectos que merecem destaque, ou seja, a relevância do retorno a educação básica já que para participarem do curso de aprendizagem teriam que está estudando. Sobre as mudanças pessoais e profissionais ficou evidente que a experiência da aprendizagem profissional e a convivência na ambiência corporativa da Marisol, além de possibilitar uma mudança de visão do mundo e da sociedade, influenciou positivamente a forma de encarar a vida e seus desafios, criando um sentimento de pertença que lhes permite acreditar na possibilidade de inserção no mercado de trabalho, após seu desligamento da unidade de internação. Ao valorizar e considerar positiva a experiência e os conhecimentos decorrentes da qualificação profissional, propiciando melhora na auto-estima e conseqüente autoconfiança, os jovens passam a desenvolver não só perspectiva de conseguir colocação no mercado de trabalho, como também, de gerar e gerir seu próprio negócio. Apesar de todos estes aspectos positivos a realidade apontada pelos jovens na nossa pesquisa sinaliza a necessidade de um aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao atendimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no sentido de minimizar as dificuldades pertinentes à situação em que se encontram, como por exemplo, a impossibilidade de alguns jovens concluírem o curso de aprendizagem visto que a permanência dos mesmos é definida pelo que a justiça determina, ocorrendo inúmeras vezes a interrupção devido ao término da medida. Palavras-Chave: Educação Profissional; Inserção Social; Políticas Públicas; Medidas Socioeducativas.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Apolinário, Fátima Regina Guimarães. Entre muros: educação profissional como estratégia de inserção social para adolescentes em privação de liberdade. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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