O objetivo deste trabalho é disponibilizar para a comunidade de profissionais que trabalham nos laboratórios de escolas municipais uma ferramenta de apoio para a aferição da qualidade das aplicações instrucionais através de um questionário on-line publicado em um site web. O intuito é facilitar o trabalho de seleção e avaliação dos softwares educacionais a serem aplicados aos alunos, por meio de parâmetros oriundos da Engenharia de Software e das teorias educacionais, de modo a promover a usabilidade técnica e pedagógica nos materiais de aprendizagem. Sua utilização será simples, podendo ser usada por qualquer professor que não seja especialista em usabilidade. Espera-se com este trabalho contribuir para uma elevação da qualidade e do compartilhamento de informações em tempo real dos materiais de aprendizagem utilizados entre as diversas escolas do município. A ferramenta além de avaliar os softwares, armazenará os dados destas avaliações para que outros professores possam ter acesso a tais informações. A proposta da aplicação vem de encontro às políticas de software livre, provendo uma solução eficiente e a baixos custos. Palavras-chave: Testes de Usabilidade, Questionário, Usabilidade Pedagógica, Usabilidade Técnica.
Abstract:
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Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Abreu, Ana Célia Bastos de. Avaliação de usabilidade em softwares educativos. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024
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