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Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação em saúde em grupo: olhar da enfermeira e do usuário hipertenso

Autor(es):
Felipe, Gilvan Ferreira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
A educação em saúde tem sido valorizada como possibilidade de transformação da prática de atenção à saúde, especialmente no caso das pessoas com doenças crônicas como é o caso da hipertensão arterial sistêmica. O objetivo foi analisar a percepção da enfermeira e do usuário hipertenso sobre a educação em saúde em grupos. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 11 enfermeiras da Estratégia Saúde da Família e 55 usuários com diagnóstico de hipertensão arterial, que participavam de grupos de educação em saúde em Centros de Saúde da Família da Secretaria Executiva Regional V. A coleta de dados aconteceu entre os meses de maio e julho de 2010 por meio da realização de entrevista semiestruturada. Os achados referentes ao perfil sociodemográfico e clínico dos participantes foram organizados em quadros e analisados descritivamente e a organização do discurso, gerado pelas entrevistas, ocorreu por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e, ao final, obteve-se 23 discursos coletivos, sendo 14 de enfermeiras e nove de usuários participantes dos grupos de educação em saúde. A análise de tais discursos foi realizada com base nos modelos de educação em saúde abordados no referencial teórico. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sob o protocolo nº10030439-7/2010. Com relação às enfermeiras, pôde-se verificar a frequente participação em cursos de pós-graduação lato sensu na área de saúde coletiva e a crescente busca por cursos de pós-graduação stricto sensu. Apesar da média de idade dessas profissionais revelar que se tratam, em sua maioria, de pessoas jovens, pôde-se averiguar um índice bastante elevado de sedentarismo. Grande parte dos usuários apresentou 60 anos, ou mais, de idade e a grande maioria pertence ao sexo feminino. A média de tempo de participação nos grupos foi de 16 meses. Com relação às percepções apresentadas por enfermeiras e usuários acerca das atividades dos grupos, compreendeu-se que tais atividades são consideradas boas e, além disso, importantes para os serviços de saúde e, principalmente, para os usuários, pois auxiliam no desenvolvimento do autocuidado, aumentam a qualidade de vida e atuam na promoção da saúde. Foi possível perceber no imaginário coletivo das enfermeiras a coexistência de dois modelos principais de educação em saúde: o modelo tradicional, no qual prevalece o enfoque na doença e na transmissão de conhecimentos ao usuário; e o modelo radical, que valoriza o usuário como corresponsável pela construção do cuidado e o diálogo como importante ferramenta educativa. Ficou clara a percepção, por parte dos usuários, dos grupos de educação em saúde como espaços também destinados à socialização e ao relaxamento. Por fim, sugere-se a educação em saúde realizada em grupo como um relevante instrumento a ser utilizado com intuito de promover o autocuidado, incrementar a qualidade de vida e, destarte, possibilitar a promoção da saúde dos usuários dos serviços de saúde, mais até do que as atividades educativas realizadas individualmente. Palavras-chave: Educação em Saúde; Grupos; Enfermagem; Hipertensão. 

Abstract:
Health education has been valued as an opportunity to transform the practices of health care, especially for people with chronic diseases such as arterial hypertension. The objective was to analyze the perception of nurse and hypertensive people about health education in groups. It’s a descriptive study, with qualitative approach, developed with 11 nurses members of the Family Health Strategy and 55 people with a diagnosis of hypertension, who participated in health education groups in Family Health Centers of the Regional Executive Secretary V. Data collection took place between May and July 2010 by the completion of a semistructured interview. The findings related to participants’ sociodemographic and clinical profile were analyzed descriptively and the organization of discourse generated by interviews, was through the technique of Discurso do Sujeito Coletivo and in the end, we obtained 23 collective discourses, of which 14 from nurses and nine from user group participants in health education. The analysis of these speeches were based on models of health education addressed in the theoretical framework. The study was approved by the Research Ethics Committee of the State University of Ceara, under the Protocol 10030439-7/2010. With regard to nurses, we could verify the frequent participation in lato sensu post-graduation courses in the area of public health and the growing quest for stricto sensu post-graduate studies. Although the average age of those professionals prove that they are, mostly young people, we could determine a very high rate of inactivity. Most users had 60 or more years old and the vast majority were female. The average length of participation in the groups was 16 months. Regarding the perceptions presented by nurses and users about the activities of groups, it was understood that such activities are considered good and also important for health services and especially for users because it supports the development of self-care, increase the quality of life and health promotion. It was possible to perceive in the collective imagination of nurses, the coexistence of two main models of health education: the traditional model, in which prevails the focus on disease and transmission of knowledge to the user, and the radical model, which values the user as co-responsible for building Care and dialogue as an important educational tool. There is a clear perception, on the part of users, of health education groups as well as spaces for socialization and relaxation. Finally, it is suggested the health education group performed as a relevant instrument to be used in order to promote self-care, increase quality of life and, thus, enabling the health promotion of the users of health services, even more than the educational activities carried out individually. Palavras-chave: Health Education; Groups; Nursing; Hypertension.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Felipe, Gilvan Ferreira. Educação em saúde em grupo: olhar da enfermeira e do usuário hipertenso. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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