Educação em saúde em grupo: olhar da enfermeira e do usuário hipertenso
Autor(es):
Felipe, Gilvan Ferreira
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
A educação em saúde tem sido valorizada como possibilidade de transformação da
prática de atenção à saúde, especialmente no caso das pessoas com doenças
crônicas como é o caso da hipertensão arterial sistêmica. O objetivo foi analisar a
percepção da enfermeira e do usuário hipertenso sobre a educação em saúde em
grupos. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com
11 enfermeiras da Estratégia Saúde da Família e 55 usuários com diagnóstico de
hipertensão arterial, que participavam de grupos de educação em saúde em Centros
de Saúde da Família da Secretaria Executiva Regional V. A coleta de dados
aconteceu entre os meses de maio e julho de 2010 por meio da realização de
entrevista semiestruturada. Os achados referentes ao perfil sociodemográfico e
clínico dos participantes foram organizados em quadros e analisados
descritivamente e a organização do discurso, gerado pelas entrevistas, ocorreu por
meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e, ao final, obteve-se 23 discursos
coletivos, sendo 14 de enfermeiras e nove de usuários participantes dos grupos de
educação em saúde. A análise de tais discursos foi realizada com base nos modelos
de educação em saúde abordados no referencial teórico. O estudo foi aprovado pelo
Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sob o protocolo
nº10030439-7/2010. Com relação às enfermeiras, pôde-se verificar a frequente
participação em cursos de pós-graduação lato sensu na área de saúde coletiva e a
crescente busca por cursos de pós-graduação stricto sensu. Apesar da média de
idade dessas profissionais revelar que se tratam, em sua maioria, de pessoas
jovens, pôde-se averiguar um índice bastante elevado de sedentarismo. Grande
parte dos usuários apresentou 60 anos, ou mais, de idade e a grande maioria
pertence ao sexo feminino. A média de tempo de participação nos grupos foi de 16
meses. Com relação às percepções apresentadas por enfermeiras e usuários acerca
das atividades dos grupos, compreendeu-se que tais atividades são consideradas
boas e, além disso, importantes para os serviços de saúde e, principalmente, para
os usuários, pois auxiliam no desenvolvimento do autocuidado, aumentam a
qualidade de vida e atuam na promoção da saúde. Foi possível perceber no
imaginário coletivo das enfermeiras a coexistência de dois modelos principais de
educação em saúde: o modelo tradicional, no qual prevalece o enfoque na doença e
na transmissão de conhecimentos ao usuário; e o modelo radical, que valoriza o
usuário como corresponsável pela construção do cuidado e o diálogo como
importante ferramenta educativa. Ficou clara a percepção, por parte dos usuários,
dos grupos de educação em saúde como espaços também destinados à
socialização e ao relaxamento. Por fim, sugere-se a educação em saúde realizada
em grupo como um relevante instrumento a ser utilizado com intuito de promover o
autocuidado, incrementar a qualidade de vida e, destarte, possibilitar a promoção da
saúde dos usuários dos serviços de saúde, mais até do que as atividades educativas
realizadas individualmente.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Grupos; Enfermagem; Hipertensão.
Abstract:
Health education has been valued as an opportunity to transform the practices of
health care, especially for people with chronic diseases such as arterial hypertension.
The objective was to analyze the perception of nurse and hypertensive people about
health education in groups. It’s a descriptive study, with qualitative approach,
developed with 11 nurses members of the Family Health Strategy and 55 people with
a diagnosis of hypertension, who participated in health education groups in Family
Health Centers of the Regional Executive Secretary V. Data collection took place
between May and July 2010 by the completion of a semistructured interview. The
findings related to participants’ sociodemographic and clinical profile were analyzed
descriptively and the organization of discourse generated by interviews, was through
the technique of Discurso do Sujeito Coletivo and in the end, we obtained 23
collective discourses, of which 14 from nurses and nine from user group participants
in health education. The analysis of these speeches were based on models of health
education addressed in the theoretical framework. The study was approved by the
Research Ethics Committee of the State University of Ceara, under the Protocol
10030439-7/2010. With regard to nurses, we could verify the frequent participation in
lato sensu post-graduation courses in the area of public health and the growing quest
for stricto sensu post-graduate studies. Although the average age of those
professionals prove that they are, mostly young people, we could determine a very
high rate of inactivity. Most users had 60 or more years old and the vast majority
were female. The average length of participation in the groups was 16 months.
Regarding the perceptions presented by nurses and users about the activities of
groups, it was understood that such activities are considered good and also
important for health services and especially for users because it supports the
development of self-care, increase the quality of life and health promotion. It was
possible to perceive in the collective imagination of nurses, the coexistence of two
main models of health education: the traditional model, in which prevails the focus on
disease and transmission of knowledge to the user, and the radical model, which
values the user as co-responsible for building Care and dialogue as an important
educational tool. There is a clear perception, on the part of users, of health education
groups as well as spaces for socialization and relaxation. Finally, it is suggested the
health education group performed as a relevant instrument to be used in order to
promote self-care, increase quality of life and, thus, enabling the health promotion of
the users of health services, even more than the educational activities carried out
individually.
Palavras-chave: Health Education; Groups; Nursing; Hypertension.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Felipe, Gilvan Ferreira. Educação em saúde em grupo: olhar da enfermeira e do usuário hipertenso. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024
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