Trabalho, educação e a atual política de formação docente no Brasil: uma análise à luz da crítica marxista
Autor(es):
Jovino, Wildiana Kátia Monteiro
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
A presente dissertação trata da relação ontológica entre trabalho, educação e a atual política
de formação docente para a educação básica. Resulta de uma pesquisa bibliográfica focado
nas obras de Marx, Engels, Lúkács, Mészáros, entre outros, associada à análise de
documentos diversos produzidos acerca da atual política de formação do professor na
educação básica, no Brasil. Assume, como horizonte teórico, o materialismo históricodialético, pressupondo o marxismo, fundamentalmente, como uma ontologia. Nesse sentido,
parte da centralidade do trabalho, categoria determinante na elevação do ser biológico ao ser
social, na medida em que representa uma atividade transformadora e reduto do germe
ontológico da liberdade. Apresenta a forma de realização do trabalho no sistema controlado
pela lógica de valorização do capital e pela oposição de interesses antagônicos. Investiga o
papel que a educação exerce na esfera da reprodução social a partir de sua dependência
ontológica e autonomia relativa em relação ao complexo fundante. Busca a gênese das
representações acerca da formação docente preconizada pelas políticas neoliberais atreladas
às exigências do capital, em sua crise contemporânea e, especialmente, pela Política Nacional
de Formação de Professores da Educação Básica, instituída pelo Decreto nº 6.755, de 29 de
janeiro de 2009. A educação à distância se concretiza como política publica de formação
docente através da Plataforma Freire, cuja fundamentação assenta-se no campo da
epistemologia da prática e no paradigma da reflexividade que conduz à descaracterização do
papel do professor e à primazia da prática subjetiva em detrimento do conhecimento teórico.
Propõe uma visão dialética da totalidade do processo social e a práxis revolucionária para o
desenvolvimento das consciências como elemento imprescindível à emancipação humana.
Palavras-chave: Trabalho. Educação. Formação Docente. Educação à Distância. Plataforma
Freire.
Abstract:
This dissertation evaluates the ontological relation involving work, education and current
policies for the formation of elementary school teachers. It is the upshot of a bibliographic
research whose focus was the works of Marx, Engels, Lúkács, Mészáros, among other, in
association with analysis of several documents dealing with current policies directed towards
formation of elementary school teachers in Brazil. It assumes as a basic theoretical foundation
the historic dialectical materialism, approaching Marxism basically as ontology. In this sense,
it is centered on the importance of work; a determinate category responsible for the elevation
of human beings from a biological instance to a sociological instance as far as it stands for a
transforming activity and is the realm of ontological origin of human freedom. It presents a
model for the carrying out of work by a system that is controlled by the logic of capital
valuation and by exploring conflicting interests as expressed by a capital-work relation. It
investigates the role exerted by education over the world of social reproduction according to
ontological dependency and relative autonomy in relation to the founding complex. It aims at
determining the origin of representations on formation of teachers as recommend by neoliberal policies shackled to capital demands as required by its current crisis and especially by
the National Policies for the Formation of Elementary School Teachers (Politica Nacional de
Formacao de Professores de Educacao Basica), as instituted by Decree number 6.755 issued
on January 29, 2009. It concludes with the assertion that distance education is consolidating
itself as a public policy for the formation of teachers mainly by means of Freire Platform
whose foundation basis rests on the epistemological praxis field and the paradigm of
reflectivity, a model that defaces the role of the teacher and advances subjective praxis as a
major factor in a detrimental configuration to theoretical knowledge. It propounds a
dialectical vision of social process and revolutionary praxis as a whole in order to develop the
awakening of consciences as an indispensable factor to human emancipation.
Keywords: Work, Education, Formation of Teachers, Distance Education, Freire Platform.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Jovino, Wildiana Kátia Monteiro. Trabalho, educação e a atual política de formação docente no Brasil: uma análise à luz da crítica marxista. 2011. 175 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024
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