A religião como instrumento de persuasão filosófico-político segundo Al-farabi nas obras filosófico-políticas
Autor(es):
Silva, Francisca Galiléia Pereira da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Refletir a respeito da filosofia farabiana é, antes de qualquer coisa, voltar-se para um
contexto histórico-cultural envolvido pelos preceitos religiosos do islamismo e por um
vasto ciclo de tradução e estudos da filosofia grega. Com uma análise inicial do
surgimento e expansão do império Islâmico, é possível compreender o
desenvolvimento das diferentes correntes de pensamento que se encontravam
reunidas sob a égide do Islã e que, diante da consideração dos problemas
resultados do convívio com inúmeras culturas distintas, pretendiam ora fortificar, ora
questionar os fundamentos islâmicos. As diversas abordagens sugeriram, então, o
aparecimento de distintos grupos de pensamento: por um lado, tem-se o Kalam
(teologia), por outro, a Falsafa (filosofia). Como filósofo árabe, Abu Nasr al-Fārābī,
conhecido, também, como o Segundo Mestre, constitui a sua reflexão filosófica
como tentativa de estabelecer uma realidade racional em uma sociedade envolta
pelos princípios religiosos do Islã. Filósofo que vive o seu tempo, ele fundamenta, na
leitura das obras de Aristóteles e Platão, a sua intenção ideológica, de modo que
sua filosofia possui um visível caráter político. Compreendendo a felicidade como o
fim último, al-Fārābī (bem como Aristóteles) ressalta que o homem é um animal
social e, por isso, só poderá conquistar seu aperfeiçoamento no interior de uma
sociedade que, por sua vez, deve se direcionar para o mesmo fim. Visando obter a
perfeição, a cidade deve ter, como modelo, a ordem presente na estrutura do
universo, do mundo inteligível, onde cada ser exerce um papel específico para,
juntos, formarem uma organização perfeita. Nesse processo de estabelecimento de
uma comunidade ideal onde todos possam ser felizes, a Religião adquire um novo
sentido. Ela será utilizada pelo filósofo - tendo em vista que é ele o único que, pelo
conhecimento filosófico, pode instaurar uma sociedade perfeita - como um
instrumento político de persuasão para aqueles que, por si, não compreendem o
necessário para a conquista da felicidade.
Palavras-chave: Al-Fārābī; Filosofia; Religião; Política.
Abstract:
Réfléchir sur la philosophie farabienne, avant tout, tourner à un contexte historique et
culturel en imprégné par les préceptes religieux de l'islam et par un cycle complet de
la traduction et l'étude de la philosophie grecque. Avec une première analyse de
l'émergence et l'expansion de l'empire islamique, il est possible de comprendre le
développement des différents courants de pensée qui ont été réunis sous l'égide de
l'Islam et que, compte tenu des résultats compte tenu des problèmes de la vie
ensemble avec beaucoup de cultures différentes, ils voulaient maintenant fortifier et
maintenant mettre en question les fondements de l'islam. Les diverses approches ont
suggéré, alors, l'émergence de groupes distincts de la pensée: d'une part, il ya le
Kalam (théologie), d'autre part, Falsafa (philosophie). Comme philosophe arabe Abu
Nasr al-Farabi, connu aussi comme le Second Maître formule sa réflexion
philosophique dans une tentative d'établir une réalité rationnelle dans une société
impliquée par des principes religieux de l'Islam. Philosophe qui vit son temps, il a
fondé, en lisant les œuvres d'Aristote et de Platon, son intention idéologique, de
sorte que sa philosophie a un caractère politique visible. À comprendre le bonheur
comme la fin ultime, al-Farabi (et Aristote) souligne que l'homme est un animal social
et donc il ne peut que gagner son achèvement dans une société qui, à son tour,
devrait porter sur les même but. Visant à atteindre la perfection, la ville doit avoir,
comme un modèle, l'ordre qui existe dans la structure de l'univers, du monde
intelligible, où chacun a un rôle spécifique et, ensemble, forment une organisation
parfaite. Dans le processus de création d'une communauté idéale où tout le monde
est heureux, la religion acquiert un sens nouveau. Elle sera utilisé par le philosophe -
car il est celui qui, par la connaissance philosophique, peut établir une société
parfaite - comme un outil politique de persuasion pour ceux qui, par eux-mêmes, ils
ne comprennent pas le qui est nécessaire par atteindre le bonheur.
Mots-clés: Al-Farabi; Philosophie; Religion; Politique.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silva, Francisca Galiléia Pereira da. A religião como instrumento de persuasão filosófico-político segundo Al-farabi nas obras filosófico-políticas . 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024
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