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Repositório Institucional - UECE
Título:
A religião como instrumento de persuasão filosófico-político segundo Al-farabi nas obras filosófico-políticas

Autor(es):
Silva, Francisca Galiléia Pereira da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
Refletir a respeito da filosofia farabiana é, antes de qualquer coisa, voltar-se para um contexto histórico-cultural envolvido pelos preceitos religiosos do islamismo e por um vasto ciclo de tradução e estudos da filosofia grega. Com uma análise inicial do surgimento e expansão do império Islâmico, é possível compreender o desenvolvimento das diferentes correntes de pensamento que se encontravam reunidas sob a égide do Islã e que, diante da consideração dos problemas resultados do convívio com inúmeras culturas distintas, pretendiam ora fortificar, ora questionar os fundamentos islâmicos. As diversas abordagens sugeriram, então, o aparecimento de distintos grupos de pensamento: por um lado, tem-se o Kalam (teologia), por outro, a Falsafa (filosofia). Como filósofo árabe, Abu Nasr al-Fārābī, conhecido, também, como o Segundo Mestre, constitui a sua reflexão filosófica como tentativa de estabelecer uma realidade racional em uma sociedade envolta pelos princípios religiosos do Islã. Filósofo que vive o seu tempo, ele fundamenta, na leitura das obras de Aristóteles e Platão, a sua intenção ideológica, de modo que sua filosofia possui um visível caráter político. Compreendendo a felicidade como o fim último, al-Fārābī (bem como Aristóteles) ressalta que o homem é um animal social e, por isso, só poderá conquistar seu aperfeiçoamento no interior de uma sociedade que, por sua vez, deve se direcionar para o mesmo fim. Visando obter a perfeição, a cidade deve ter, como modelo, a ordem presente na estrutura do universo, do mundo inteligível, onde cada ser exerce um papel específico para, juntos, formarem uma organização perfeita. Nesse processo de estabelecimento de uma comunidade ideal onde todos possam ser felizes, a Religião adquire um novo sentido. Ela será utilizada pelo filósofo - tendo em vista que é ele o único que, pelo conhecimento filosófico, pode instaurar uma sociedade perfeita - como um instrumento político de persuasão para aqueles que, por si, não compreendem o necessário para a conquista da felicidade. Palavras-chave: Al-Fārābī; Filosofia; Religião; Política.

Abstract:
Réfléchir sur la philosophie farabienne, avant tout, tourner à un contexte historique et culturel en imprégné par les préceptes religieux de l'islam et par un cycle complet de la traduction et l'étude de la philosophie grecque. Avec une première analyse de l'émergence et l'expansion de l'empire islamique, il est possible de comprendre le développement des différents courants de pensée qui ont été réunis sous l'égide de l'Islam et que, compte tenu des résultats compte tenu des problèmes de la vie ensemble avec beaucoup de cultures différentes, ils voulaient maintenant fortifier et maintenant mettre en question les fondements de l'islam. Les diverses approches ont suggéré, alors, l'émergence de groupes distincts de la pensée: d'une part, il ya le Kalam (théologie), d'autre part, Falsafa (philosophie). Comme philosophe arabe Abu Nasr al-Farabi, connu aussi comme le Second Maître formule sa réflexion philosophique dans une tentative d'établir une réalité rationnelle dans une société impliquée par des principes religieux de l'Islam. Philosophe qui vit son temps, il a fondé, en lisant les œuvres d'Aristote et de Platon, son intention idéologique, de sorte que sa philosophie a un caractère politique visible. À comprendre le bonheur comme la fin ultime, al-Farabi (et Aristote) souligne que l'homme est un animal social et donc il ne peut que gagner son achèvement dans une société qui, à son tour, devrait porter sur les même but. Visant à atteindre la perfection, la ville doit avoir, comme un modèle, l'ordre qui existe dans la structure de l'univers, du monde intelligible, où chacun a un rôle spécifique et, ensemble, forment une organisation parfaite. Dans le processus de création d'une communauté idéale où tout le monde est heureux, la religion acquiert un sens nouveau. Elle sera utilisé par le philosophe - car il est celui qui, par la connaissance philosophique, peut établir une société parfaite - comme un outil politique de persuasion pour ceux qui, par eux-mêmes, ils ne comprennent pas le qui est nécessaire par atteindre le bonheur. Mots-clés: Al-Farabi; Philosophie; Religion; Politique.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Francisca Galiléia Pereira da. A religião como instrumento de persuasão filosófico-político segundo Al-farabi nas obras filosófico-políticas . 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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