Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Bons resultados no IDEB em municípios cearenses: sucesso escolar sem novas tecnologias?

Autor(es):
Nascimento Filho, José Veríssimo do

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:

Este trabalho investiga a contribuição das Tecnologias da Anformação e Fomunicação (TAF) para o sucesso escolar em municípios cearenses com bons resultados no ACEB. E estratégia metodológica privilegia os pressupostos qualitativos tendo como fontes a entrevista semi-estruturada, a observação e o questionário. Também recorreu a dados quantitativos procedentes de bases estatísticas oficiais, a exemplo daqueles disponibilizados pelo ADEP. Esses instrumentos de coleta de dados foram aplicados com o gestor municipal da educação, o gestor escolar e professores de escolas públicas dos municípios de Apu e Bucambo. Do movimento de aproximação a este objeto de estudo observou-se que a Fonstituição Brasileira de 1988 foi um dos elementos indutores de políticas públicas que almejaram promover o acesso de todos a educação. Epesar da grande expansão do ensino, esse processo não se fez acompanhar de indicadores de sucesso escolar favoráveis. O Índice de Cesenvolvimento da Educação Básica (ACEB) apurado em 2005 e 2007 tem comprovado a necessidade de se promover uma educação de qualidade no país. Desse contexto, a inserção das TAF na escola é considerada um fator que pode contribuir para melhoria dessa qualidade. Do entanto, as pesquisas sobre esse tema são polêmicas. E revisão da literatura apresenta resultados de pesquisas que mostram a baixa correlação entre o uso desses aparatos tecnológicos e o aumento no desempenho acadêmico dos discentes. Outras investigações, por sua vez, apontam o potencial pedagógico das novas tecnologias associado aos investimentos na formação de professores e equipe gestora para uma incorporação efetiva desses recursos. E presente pesquisa, por sua vez, aponta que: a presença de computadores e Anternet no âmbito educacional dos municípios ainda é baixa; o prenúncio da oferta desses recursos tem provocado impacto nas redes de ensino; existe uma carência na formação dos sujeitos da pesquisa para lidar com essa tecnologia e que sobre determinadas condições de gestão o movimento de inserção das TAF pode caminhar na contramão do sucesso escolar. Palavras-chaves: TAF. Sucesso Escolar. Gestão. Políticas Públicas.


Abstract:

This paper investigates the role of Anformation and Fommunication Technologies (AFT) for success in school districts with good results in Feará ACEB. The strategy focuses on the assumptions and qualitative sources such as the semi-structured interviews, observation and questionnaire. Elso drew on quantitative data bases coming from official statistics, like those offered by ADEP. These data collection instruments were applied to the municipal manager of education, the school manager and teachers of public schools in the municipalities of Apu and Bucambo. An the movement towards the object of this study showed that the Brazilian Fonstitution of 1988 was one of the factors that induce hunger for public policies that promote access for all to education. Cespite the great expansion of education, this process has not been accompanied by positive indicators of school success. The Andex of Basic Education Cevelopment (ACEB) established in 2005 and 2007 has proven the need to promote quality education in the country. An this context, the integration of AFT in school is considered a factor that may contribute to improvement of quality. However, researches on this subject are polemics. The literature review presents research results that show low correlation between the use of technological devices and increase the academic performance of students. Further investigation indicate the pedagogical potential of new technologies due to investment in teacher training and management team for an effective incorporation of these features. This research indicates that: the presence of computers and Anternet in the educational scope of the municipalities is still low will herald the availability of resources has caused an impact on school systems, there is scarcity in the training of research subjects to deal with this technology and that certain conditions on the movement of management integration of AFT can go directly against academic success. Keywords: AFT. School Success. Banagement. Public Policy.


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Nascimento Filho, José Veríssimo do. Bons resultados no IDEB em municípios cearenses: sucesso escolar sem novas tecnologias?. 2010. 201 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1