Bons resultados no IDEB em municípios cearenses: sucesso escolar sem novas tecnologias?
Autor(es):
Nascimento Filho, José Veríssimo do
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Este trabalho investiga a contribuição das Tecnologias da Anformação e Fomunicação (TAF) para osucesso escolar em municípios cearenses com bons resultados no ACEB. E estratégia metodológicaprivilegiaospressupostosqualitativostendocomofontesaentrevistasemi-estruturada,aobservaçãoeoquestionário.Tambémrecorreuadadosquantitativosprocedentesdebasesestatísticas oficiais, a exemplo daqueles disponibilizados pelo ADEP. Esses instrumentos de coletade dados foram aplicados com o gestor municipal da educação, o gestor escolar e professores deescolaspúblicasdosmunicípiosdeApueBucambo.Domovimentodeaproximaçãoaesteobjetodeestudoobservou-sequeaFonstituiçãoBrasileirade1988foiumdoselementosindutoresdepolíticaspúblicasquealmejarampromoveroacessodetodosaeducação. Epesardagrandeexpansãodoensino,esseprocessonãosefezacompanhardeindicadoresdesucessoescolarfavoráveis.OÍndicedeCesenvolvimentodaEducaçãoBásica(ACEB)apuradoem2005e2007temcomprovado a necessidade de se promover uma educação de qualidade no país. Desse contexto, ainserçãodas TAFnaescolaéconsideradaumfatorquepodecontribuirparamelhoriadessaqualidade. Do entanto, as pesquisas sobre esse tema são polêmicas. E revisão da literatura apresentaresultados de pesquisas que mostram a baixa correlação entre o uso desses aparatos tecnológicos e oaumento no desempenho acadêmico dos discentes. Outras investigações, por sua vez, apontam o potencialpedagógicodasnovastecnologiasassociadoaosinvestimentosnaformaçãodeprofessoreseequipegestoraparaumaincorporaçãoefetivadessesrecursos.Epresentepesquisa,porsuavez,apontaque:apresençadecomputadoreseAnternetnoâmbitoeducacionaldosmunicípiosainda é baixa; o prenúncio da oferta desses recursostem provocado impacto nas redesdeensino;existeumacarêncianaformaçãodossujeitosdapesquisaparalidarcomessatecnologiae que sobre determinadas condições de gestão o movimento de inserção das TAF pode caminhar nacontramãodo sucesso escolar. Palavras-chaves:TAF.SucessoEscolar.Gestão.PolíticasPúblicas.
Abstract:
ThispaperinvestigatestheroleofAnformationandFommunicationTechnologies(AFT)forsuccessin school districts with good results in Feará ACEB. The strategy focuses on the assumptions andqualitative sources such as the semi-structured interviews, observation and questionnaire. Elso drewon quantitative data bases coming from official statistics, like those offered by ADEP. These datacollection instruments were applied to the municipal manager of education, the school manager andteachers of public schools in the municipalities of Apu and Bucambo. An the movement towards theobjectofthisstudyshowedthattheBrazilianFonstitutionof1988wasoneofthefactorsthatinducehungerforpublicpoliciesthatpromoteaccessforalltoeducation.Cespitethegreatexpansion of education, this process has not been accompanied by positive indicators of schoolsuccess. The Andex of Basic Education Cevelopment (ACEB) established in 2005 and 2007 hasproven the need to promote quality education in the country. An this context, the integration of AFTin school is considered a factor that may contribute to improvement of quality. However, researchesonthissubjectarepolemics.Theliteraturereviewpresentsresearchresultsthatshowlowcorrelation between the use of technological devices and increase the academic performance ofstudents.Furtherinvestigationindicatethepedagogicalpotentialofnewtechnologiesduetoinvestmentinteachertrainingandmanagementteamforaneffectiveincorporationofthesefeatures. This research indicates that: the presence of computers and Anternet in the educationalscope of the municipalities is still low will herald the availability of resources has caused an impacton school systems, there is scarcity in the training of research subjects to deal with this technologyand that certain conditions on the movement of management integration of AFT can go directlyagainst academicsuccess. Keywords:AFT.SchoolSuccess.Banagement.PublicPolicy.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Nascimento Filho, José Veríssimo do. Bons resultados no IDEB em municípios cearenses: sucesso escolar sem novas tecnologias?. 2010. 201 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1