As repercussões do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC, na formação e prática do professor alfabetizador
Autor(es):
Nobre, Ana Patrícia Queiroz
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Este artigo tem por objetivo apresentar as conclusões de um estudo realizado junto a professores da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza que participaram da formação do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC. A pesquisa buscou investigar em que medida o referido programa contribui para o aprimoramento da formação e prática docente dos professores alfabetizadores de turmas de 2° ano da citada rede de ensino. Os dados foram levantados mediante a análise do material de apoio distribuído aos professores pelo programa, observação das formações realizadas com os professores, questionários e diário de campo. Chegamos à conclusão que, para atender a real necessidade dos docentes em sala de aula, fazem-se necessárias melhorias consideráveis na abordagem metodológica do programa, principalmente no que diz respeito às formações realizadas junto ao corpo docente participante, visto que esta entra em contradição, algumas vezes, com a fundamentação teórica presente na proposta no programa. Palavras-chave: formação de professores; prática docente; alfabetização.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Nobre, Ana Patrícia Queiroz. As repercussões do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC, na formação e prática do professor alfabetizador. 2010. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024
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