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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
As contribuições dos jogos matemáticos para a aprendizagem das operações fundamentais de alunos com deficiência visual

Autor(es):
Ferreira, Leonardo Alves

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
O ensino de matemática para deficientes visuais requer a utilização de diversos recursos didáticos para facilitar a aprendizagem do educando. Partindo desse princípio, é finalidade deste trabalho apresentar os resultados de uma investigação sobre as possibilidades de aprendizagem das operações fundamentais por meio de jogos para alunos com necessidades visuais. Este trabalho teve o intuito de conhecer alguns jogos adaptados e as potencialidades desses jogos para aprendizagem dos conteúdos matemáticos e compreender a aplicabilidade dos jogos na ação pedagógica. O presente trabalho é de natureza qualitativa e teve como subsídios: a análise de documentos nacionais, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, n° 9394-96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática; o levantamento de literaturas publicadas sob formas de livros, revistas e publicações avulsas, sites e artigos científicos para fornecer um caráter científico ao tema proposto. Como resultados prévios, constatamos que a utilização de jogos matemáticos, sob planejamento e aplicação apropriados, adaptados para o ensino de alunos com deficiência visual, pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa e incentivar a integração da criança com o meio. Palavras-chave: deficiência visual; jogos matemáticos; operações fundamentais.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Ferreira, Leonardo Alves. As contribuições dos jogos matemáticos para a aprendizagem das operações fundamentais de alunos com deficiência visual. 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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