Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação contínua: a busca pela profissionalização dos professores do ensino fundamental no município de Fortaleza

Autor(es):
Sousa, Francisca Maria Pereira de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
O presente estudo trata da busca pela profissionalização realizada pelos professores que atuam na rede pública do município de Fortaleza. O tema surge como elemento de extrema importância para o trabalho docente, uma vez que aborda tanto as questões que se referem ao processo de formação de professores, quanto à garantia de seus direitos como profissionais, o que inclui condições efetivas de trabalho. As formas como os desafios se colocam são muitas, como distorção funcional, que coloca professores para atuar em áreas distintas daquelas em que são formados ou para as quais prestaram concurso (como nosso próprio caso: concursada para orientação educacional e atuando como coordenadora pedagógica desde nosso ingresso); más condições de trabalho; desrespeito aos direitos; desvalorização salarial; entre outras questões que desmotivam e desmobilizam os profissionais a desenvolverem um trabalho de boa qualidade. Assim, questionou-se como se dá a formação contínua dos professores que atuam na EMEIF Professor Martinz de Aguiar, no município de Fortaleza/Ce, e que relações estabelece com o conceito de profissionalização docente? O objetivo geral que decorre deste questionamento é compreender como se dá a formação contínua dos professores do ensino fundamental da EMEIF Professor Martinz de Aguiar estabelecendo relações entre esta e a profissionalização docente. Os referenciais teóricos utilizados para nortear as discussões e reflexões apresentadas no corpo do texto e que versam sobre formação e profissionalização foram: Libâneo (2006); Lima (2001); Imbernón (2010); Pimenta (2005); Nóvoa (1992), entre outros. Os resultados encontrados apontam para o necessário avanço na compreensão da profissão enquanto espaço de formação, e da formação enquanto espaço de profissionalização que considera o trabalho docente, seus desafios, contradições e utopias como conteúdo de extrema importância para o desenvolvimento profissional docente, para a autonomia e para a valorização profissional. Palavras-chave: Formação Docente. Formação Contínua. Profissionalização.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Sousa, Francisca Maria Pereira de. Formação contínua: a busca pela profissionalização dos professores do ensino fundamental no município de Fortaleza. 2010. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 7 de dezembro de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1