O professor face à gestão disciplinar: um estudo sobre os saberes necessários a à mediação dos conflitos na escola
Autor(es):
Oliveira, Maria Hermicélia Coelho de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Este estudo versa sobre a gestão disciplinar e os saberes necessários à
mediação dos conflitos na escola. Teve como objetivo principal conhecer os saberes
docentes necessários à gestão disciplinar no contexto escolar, mais especificamente, na
mediação das situações de conflitos em sala de aula. Partiu-se do pressuposto de que os
paradigmas de formação vigentes não enfatizam a interação como traço basilar do trabalho
docente, por conseguinte, fragilizam sua competência profissional. Ancorada nesta hipótese
decorre a pergunta de partida deste estudo: Que saberes o professor necessita para dar
conta da gestão das relações de interação e de comunicação no contexto escolar,
especialmente na sala de aula? Em torno dessa questão central, outras indagações são
formuladas e se evidenciam no corpo da pesquisa: Que saberes trabalhados na formação
inicial do professor contribuem para o exercício da gestão das relações de interação,
sobretudo as situações de conflito presentes em sua prática no contexto escolar? Que
compreensão o professor tem acerca da gestão das relações de interação? Quais as
situações de conflitos mais presentes na prática docente e as principais dificuldades
enfrentadas em sua mediação? Qual a relação entre tais concepções e saberes com o
modo como os professores realizam a gestão das relações de interação na aula e na
escola? Examinar esta problemática apresenta-se como pauta inadiável, considerando o
aumento considerável de situações conflituosas no contexto escolar, sendo ainda escassos
os trabalhos de análise dessa problemática, especificamente, no trabalho dos professores. A
etnometodologia consolidou a abordagem metodológica de pesquisa, tendo-se adotado este
enfoque por conta do entendimento de que ela permite acessar as razões que orientam a
ação docente e, de imediato, constroem sua prática em determinadas condições estruturais
e simbólicas. O trabalho de campo, realizado no ano de 2009, envolveu 05 professores de
uma escola pública municipal de Caucaia, CE. Para tanto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. A incursão revelou descobertas que se afiguram relevantes frente ao tema
estudado, sendo possível aferir algumas reflexões sobre a gestão disciplinar e formação dos
professores: estes consideram que os saberes da formação inicial estão distanciados da
realidade docente e pouco contribui para apreender as contradições da prática social
desenvolvida por eles na escola; a gestão das relações em sala de aula funciona como um
sistema de controle discente e institucionalização das normas escolares; desejam
compartilhar as angústias e anseios das situações de conflitos em sala de aula com outros
atores escolares e por fim, crêem que os saberes da formação profissional e os saberes da
experiência são os saberes necessários à mediação dos conflitos na escola, mas é preciso
estreitar os vínculos entre teoria e prática. Para que professor possa atuar de forma mais
segura, tranqüila e responsável no ambiente escolar frente à gestão disciplinar é necessário
resignificar os programas de formação docente voltada para a concepção da docência como
profissão de interações humanas.
Palavras chave: Conflito escolar, Gestão disciplinar, Formação docente.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Oliveira, Maria Hermicélia Coelho de. O professor face à gestão disciplinar: um estudo sobre os saberes necessários a à mediação dos conflitos na escola. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024
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