Subjetividade, história de vida e formação docente: sentidos do ser professor
Autor(es):
Soares, Fernanda Vieira
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Este trabalho pretende discutir a Subjetividade Docente a partir das Histórias
de Vida de professores e sua Formação Profissional. A discussão sobre
Subjetividade está baseada na Psicologia Histórico-Cultural e nos remete aos
conceitos de Subjetividade Social e Personalidade de González Rey. Entende a
produção de sentidos pessoais a expressão máxima dessa subjetividade bem
como, a expressão do significado da categoria trabalho, como produção da
humanidade. Nesse sentido, a educação e formação profissionais estão atreladas
a essa discussão na medida em que é pela via da educação que os seres
humanos se apropriam dos conhecimentos historicamente produzidos pela
humanidade, geram consciência de sua realidade pessoal e social. Com a
pesquisa nos aproximamos dos sentidos subjetivos produzidos pelos
professores ao longo de suas histórias e de seu percurso profissional.
Utilizamos-nos do método das Histórias de Vida ou Biografias, realizando
grupos focais e entrevistas individuais. Finalizamos concluindo que a
subjetividade é uma instância necessária à Formação de Professores, na busca
por uma educação de qualidade, porque é a partir dela que estabelecemos elos
entre nossa existência ontológica e as dimensões históricas e culturais da
humanidade.
Palavras-chave: Subjetividade docente. Histórias de vida. Formação de
professores.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Soares, Fernanda Vieira. Subjetividade, história de vida e formação docente: sentidos do ser professor. 2010. 217 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024
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