Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Praticas inovadoras de interação, criatividade e autonomia na Faculdade de Educação de Itapipoca

Autor(es):
Rocha, Rosa Maria Guimarães

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
Sob o título "Práticas inovadoras de interação, criatividade e autonomia na Faculdade de Educação de Itapipoca", este estudo apresenta uma reflexão acerca das práticas inovadoras no contexto universitário, focando sobretudo a seguinte questão: como as atividades artístico-culturais, podem contribuir para a formação de cidadãos autônomos, criativos e que saibam interagir de maneira sensata e harmoniosa consigo mesmos e com as outras pessoas? Para tanto, a finalidade maior deste trabalho é estimular a criação das bases de uma parceria efetiva entre educador e educando, no processo de aprendizagem-ensino cujo ápice seria o processo educativo denominado ensinagem. Seu objetivo geral foi investigar se as atividades teórico-práticas desenvolvidas por quatro professoras do Curso de Pedagogia da FACEDI, durante o período de 2008 a 2010, influenciaram de algum modo o desenvolvimento da interação, criatividade e autonomia, no grupo de sujeitos investigados, tanto em relação aos estudantes quanto às professoras. Seus objetivos específicos foram: verificar se houve um resultado positivo na participação dos estudantes em atividades extracurriculares, sobretudo artístico-culturais analisar a contribuição do convívio amistoso entre as professoras, destas com os estudantes e deles entre si; observar se os estudantes influenciaram uns aos outros e a suas professoras. Traçamos o caminho metodológico desta pesquisa, inicialmente através da fundamentação bibliográfica que norteou nossa pesquisa qualitativa analítico-descritiva. Para melhor fundamentar o ambiente da pesquisa - a universidade, fizemos uma síntese do desenvolvimento do ensino superior desde os seus primórdios, mostrando essa instituição como uma construção histórica influenciada pelos contextos de tempo e espaço. Os resultados demonstram a existência de uma concepção por parte dos educadores que anunciam um novo paradigma educacional e uma nova racionalidade na educação como um fenômeno complexo que inclui a experiência de vida, a formação continuada e a reflexão sobre a prática docente, com a criação e constante atualização de seus saberes, sintonizados com os saberes de seus colegas. Essa concepção enfatiza a didática e a concepção de estudante como sujeito ativo de aprendizagem. Com este alicerce seguro pudemos melhor entrar em contato com a realidade pesquisada e analisar os dados obtidos. Palavras-chave: práticas inovadoras, complexidade, aprendizagem-ensino, autonomia, interação, criatividade, ensinagem.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Rocha, Rosa Maria Guimarães. Praticas inovadoras de interação, criatividade e autonomia na Faculdade de Educação de Itapipoca. 2010. 236 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1