Espertos ou malandros: como pequenos empresários e vendedores justificam práticas lesivas
Autor(es):
Lôbo, Rodolfo Jakov Saraiva
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Esperto, Malandro e Trapaceiro. Essas palavras guiarão todo o escopo do trabalho,
termos que estão presentes no senso comum da sociedade brasileira. O presente
trabalho tem como por objetivo verificar se o pequeno empresário justifica práticas
que em si e por si são delitos, chamando a quem as pratica de esperto, pouco
malandro, malandro, muito malandro ou trapaceiro. Inicialmente foi desenvolvida uma
revisão da literatura sobre os temas, analisando-se os aspectos éticos, morais e
culturais inseridos na sociedade brasileira, bem como a dimensão malandragem,
analisando ao longo do tempo como o malandro é percebido. Para analisar estes
aspectos e atender os objetivos específicos propostos foram formatadas cinco
hipóteses. A partir dessas abordagens e com base no trabalho de Pinheiro et. al.
(2010) foi constituído o questionário com práticas lesivas, onde o respondente ia
informar se este ato era de um esperto, de um pouco malandro, de um malandro, de
um muito malandro ou de um trapaceiro. A amostra foi composta por 110
empresários e 111 vendedores, totalizando 221 respondentes. A análise dos
resultados se deu por abordagens quantitativas, utilizando a técnica de análise
fatorial para juntar as variáveis em fatores e a técnica análise de variância (ANOVA)
para identificar diferenças significativas. De uma forma geral os objetivos do trabalho
foram atendidos, onde houve a refutação das cinco hipóteses. Foi observado que a
maior parte das respostas está concentrada na dimensão trapaceiro, nota-se que há
diferença significativa em dois fatores diferença significativa em dois fatores (‗venda
de um produto bom casado com um produto ruim e ‗empurrar um produto‘) quando
observada a região do negócio, onde a RMC tende a reconhecer mais a trapaça que
a RMF. Também há diferença em apenas um fator (Crimes fiscais contra o governo e
trabalhador) quando observado a percepção de empresários e vendedores, onde é
notado que o vendedor tende a reconhecer mais a trapaça que o empresário. Quanto
às pessoas de nível superior possuirem diferenças significativas aos demais níveis
de escolaridade, esta hipótese foi refutada. Ao final do trabalho, são feitas indicações
de prováveis refinamentos em futuras pesquisas.
Palavras-chave: Cultura nacional, cultura organizacional, esperto, malandro.
Abstract:
Smart, Malandro and Dodgers. Those words will guide the entire scope of work, terms
that are present in the common sense of Brazilian society. The present work is to
verify whether the small business justifies practices that in and of themselves are
crimes, calling those who practice of smart, little malandro, malandro, very malandro
or rogue. Initially we developed a literature review on the issues, analyzing the ethical,
moral and cultural inserted in Brazilian society, and the size trickery, analyzing over
time is perceived as the malandro. To analyze these issues and meet the specific
objectives proposed five hypotheses were formatted. From these approaches, based
on work by Pinheiro et. al. (2010) comprised the questionnaire with harmful practices,
where the respondent could indicate whether this act was a smart, a little malandro,
malandro, a very malandro or a rogue. A sample consisted of 110 entrepreneurs and
111 sellers, totaling 221 respondents. The results counted on quantitative
approaches, using the technique of factor analysis to combine the technical factors
and variables in the analysis of variance (ANOVA) to identify significant differences.
Overall study objectives have been met, where there was a refutation of five cases. It
was observed that most respondents are concentrated in dimension cheater, there is
a significant difference in two factors significant difference in two factors ('sell a good
product married to a bad product, and' pushing a product ") as observed the region's
business, where the RMC tends to be more aware of the cheating that the RMF.
There is also a difference in just one factor (Crimes against the government tax and
employee) observed when the perception of entrepreneurs and salespeople, where it
is noticed that the seller tends to be more aware of the cheating that the entrepreneur.
As for top-level people have significant differences in the other levels of schooling,
this hypothesis was refuted. At the end of the study, are indications of likely made
refinements in future research.
Key words: National culture, organization culture smart, malandro.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Lôbo, Rodolfo Jakov Saraiva. Espertos ou malandros: como pequenos empresários e vendedores justificam práticas lesivas. 2010. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024
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