Uma marca torna-se consagrada quando é legitimada por um grupo social, assumindo papel
de divindade e papel de símbolo, dentro deste grupo específico, ocupando a mente dos
consumidores. Os indivíduos, quando colocados diante de uma sociedade que os transforma
em mercadorias, por terem valor pelo o que possuem e consomem, partem em busca de uma
identificação e um sentimento de pertença, que encontram em determinadas tribos ou grupos
sociais. Cada uma destas tribos tem características e culturas próprias, que são externadas por
meio de práticas que determinam o habitus, que possuem. Pelo âmbito do consumo, o status
dentro de cada grupo é demonstrado imageticamente, por mensagens não-verbais,
representada pela marca. Quando as marcas atingem este nível de significados, despertam o
interesse de mercados paralelos, que passam a desenvolver produtos atuando como substitutos
para o consumidor, copiando os modelos e as marcas que são reconhecidas popularmente,
prática essa que tem crescido muito nos últimos 10 anos, tanto na produção quanto na procura
por consumidores. Este estudo tem como objetivo geral compreender as alegações dos
indivíduos ao comprarem produtos falsificados de marcas consagradas. Tendo em vista que as
marcas assumiram comportamentos independentes, além de incitar comportamentos dos
indivíduos - por meio de atributos simbólicos e perceptíveis, que podem ser mais
aprofundados por meio de entrevistas -, trabalha-se aqui com a pesquisa qualiquantitava,
propondo o método de investigação de Bacon. Este método trabalha a partir de fatos
concretos, tais como acontecem na experiência por meio da “experiência escriturada”,
composta por três tábuas de investigação: a tábua de presença ou afirmação; a tábua das
ausências ou da negação; e a tábua de graus ou comparações. A análise de campo foi realizada
no mês de outubro de 2010, com 120 indivíduos frequentadores e não frequentadores de três
shoppings populares (Lisbonense, Central das Fábricas, e dos Fabricantes). Para o
preenchimento das tábuas baconianas, foram observadas e registradas as reações de cada
sujeito ao ser exposto a três produtos com o mesmo valor de uso, mas com diferentes
significados de marca: uma calça jeans original da marca Forum, mas descaracterizada, sem
identificação; uma calça jeans com a marca Diesel falsificada; e uma calça jeans de
qualidade, mas sem marca reconhecida, comprada em uma loja de magazine. Verificou-se a
influência das marcas consagradas no imaginário coletivo e a necessidade de aceitação dos
indivíduos ao ostentarem tal marca, quando expostos a uma marca consagrada. Percebeu-se,
ainda, que as marcas consagradas pirateadas são adquiridas com conhecimento da
procedência apenas pelo prazer dos significados simbólicos atribuídos ao objeto adquirido,
pois se obteve 80% de positivação para esta prática. No entanto, quando questionados,
nenhum dos participantes conseguiu explicar racionalmente o motivo da aquisição e
preferência.
Palavras-chave: Consumo. Marcas consagradas. Mercado Pirata. Símbolo.
Abstract:
A brand becomes legitimate when it is consecrated by a social group, assuming the role of
divinity within this specific group. Thus, the brand assumes a role of symbol, occupying the
consumers’ minds. These individuals, when faced with a society that turns them into
merchandise, because they value by what they possess and consume, they go in search of an
identity and a sense of belonging wich they find in certain tribes or social groups. Each of
these tribes has its own characteristics and cultures that are drawn out through practices that
determine the habitus they have by the context of consumption, status within each group is
shown imagetically by non-verbal messages, represented by the mark. When brands reach this
level of meaning, arouse the interest of parallel markets that are developing products that act
as substitutes for the consumer, copying models and brands that are popularly recognized,
practice that has grown tremendously in the last 10 years, both production and demand by
consumers. The aim of this study understands the claims of individuals when they buy
falsified products of established brands. Because the brands made independent behaviors, in
addition to encourage positions of individuals through symbolic and perceived attributes, that
can be more depth through interviews, with a qualitative research proposing the bacon’s
method of investigation, that works from concrete facts, as it happens in practice through a
"identured experience", composed by three research tables: a table of presence or affirmation,
a table of absence or denial, and the board of degree or comparisons. The field work been
achieved in october 2010, with 120 regular customers and non-regular customers of three
popular malls (lisbonense, central das fábricas, e dos fabricantes). For completion of baconian
boards, were observed and recorded the responses of each person to be exposed to three
products with the same amount of use, but with different meanings of brand: original jeans
pants, brand “forum”, but mischaracterize, without identification; jeans pants with a false
brand “diesel”; jeans pants with good quality, but without a recognized brand, bought in a
magazine store. The influence of established brands in collective imaginary and the need for
the acceptance of people bearing such brand was also checked when they were exposed to a
establish brand. It was also noticed that pirate established brands are acquired with knowledge
of origin, just for the pleasure of symbolic meaning of acquired object, because 80% was
positive for this practice, but when participants are asked, none could rationally explain the
reason for acquisition and preference.
Keywords: Consumption. Trademarks. Pirate market. Symbol.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Giesbrecht, Claúdia Maria . O consumo de marcas consagradas no mercado pirata. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024
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