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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Análise do livro didático de língua portuguesa segundo critérios do guia do programa nacional do livro didático

Autor(es):
Oliveira, Marlene Nobre de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
A avaliação é uma prática docente que requer dos professores uma participação efetiva, tarefa que, sem dúvida, implica grande responsabilidade. Em relação à escolha do livro didático esta avaliação torna-se, ainda, mais difícil visto que é necessário observar desde o conteúdo programático abordado até as condições em que este será utilizado em sala de aula por professores e alunos. Esta pesquisa analisa o livro Português: Leitura, Produção, Gramática do 9o ano do Ensino Fundamental, da autora Leila Lauar Sarmento utilizado por professores e alunos das escolas públicas municipais de Iguatu, segundo critérios do Guia Nacional do Livro Didático. Essa análise parte do princípio de que a educação brasileira enfrenta graves dificuldades no que se refere aos índices de aprendizagem, sendo que um dos problemas detectados diz respeito às deficiências dos alunos em decodificar, compreender e assimilar aquilo que ele lê. A partir desses aspectos, entende-se que a base para o desenvolvimento das competências básicas de leitura é o ensino fundamental e um bom livro didático ajuda consideravelmente nesse processo. Portanto, sendo o 9o ano a última série dessa etapa, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a proposta metodológica desse livro bem como a contribuição deste para o desenvolvimento de leitores proficientes. Desse modo, a fundamentação teórica apresenta pontos que levam em consideração o livro didático e suas concepções, seu histórico no Brasil, a sua importância na construção do conhecimento e por fim a análise do livro didático em questão. A partir desse estudo, constatou-se que apesar de o material estudado apresentar uma abordagem baseada nos critérios estabelecidos pelo MEC, os quais levam em consideração a produção oral e escrita a partir de reflexões sobre os usos da língua, há, ainda, uma visão gramaticalista tradicional desse ensino.Palavras-chave: Livro didático, Leitura

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Oliveira, Marlene Nobre de. Análise do livro didático de língua portuguesa segundo critérios do guia do programa nacional do livro didático . 2010. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 22 de março de 2025

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