Atividades práticas de bioinformática como recurso pedagógico para a formação de professores do curso de ciências biológicas na Universidade Estadual do Ceará - UECE
Autor(es):
Ribeiro Junior, Howard Lopes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanços estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informação, ao final do século XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vínculos essenciais entre a informática e as Ciências Biológicas, sendo denominada por Bioinformática. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiência com a aplicação de atividades práticas de introdução do ensino de Bioinformática a serem desenvolvidas com alunos do ensino superior que cursarão as disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará no semestre letivo 2010.1. O trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de viabilização de atividades práticas de ensino de Bioinformática aplicadas ao ensino de Biologia Molecular e Genética na universidade pública estadual com a utilização de poucos recursos e pouca estrutura laboratorial. Os resultados mostraram inicialmente que cerca de 93% dos alunos das turmas estudas possuem conhecimento sobre os termos básico em Biologia Molecular. No entanto, em torno de 82% dos alunos questionários apresentaram desconhecimentos a cerca de termos específicos sobre esta área temática. Estes dados mostram que uma vez o aluno de graduação não obtenha estes conceitos na sua formação acadêmica, provavelmente desconhecerá muitas dessas técnicas e realmente terá dificuldade para ensiná-las, na educação básica, por exemplo. Em relação ao fato dos alunos já terem realizado leitura de algum artigo científico, 73% e 91% dos alunos das turmas responderam a questão com a 1º alternativa - Sim do questionário avaliativo. Porém, quando forma avaliados quanto ao conhecimento a cerca do layout do National Center Biotechnology Information 67% e 64%, respectivamente das turmas de Biologia Molecular e Genética geral, "Nunca" acessaram o site do NCBI caracterizando que os alunos das turmas estudadas, em contrapartida ao gráfico anterior, podem possuir uma introdução a pesquisa cinetífica, porém suas áreas de atuação não estão inseridas no campo da Biologia Molecular. Quanto a análise dos resultados obtidos com as atividades práticas de Construção de uma Flologenia Molecular Manual e in Sílico, as análises filogenéticas apresentadas mostram que os alunos captaram e realizaram com êxito as atividades propostas, absorvendo o conteúdo sobre a temática básica de Bioinformática e tornando-os aptos a abordarem estes tópicos no processo de ensino da educação básica. Os resultados mostram o caráter essencial da inserção de conceitos básicos dos novos e emergentes campos das ciências, em especial a Bioinformática nas disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral na formação dos docentes em Ciências Biológicas, em foco na Universidade Estadual do Ceará. Palavras-chave: Bioinformática, Biologia Molecular, Genética geral, Ensino Superior.
Abstract:
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Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Ribeiro Junior, Howard Lopes. Atividades práticas de bioinformática como recurso pedagógico para a formação de professores do curso de ciências biológicas na Universidade Estadual do Ceará - UECE. 2010. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2010) – Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 9 de outubro de 2024
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