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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação em contexto de professoras da educação infantil: um estudo de caso

Autor(es):
Hollanda, Mônica Petralanda de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
A formação continuada de professores da Educação Infantil constitui uma das condições necessárias para a melhoria da qualidade dos serviços educacionais oferecidos às crianças pequenas. Esta pesquisa buscou identificar e analisar as percepções das professoras acerca de uma proposta de formação em contexto.Visou especificamente descrever as características do contexto onde a formação aconteceu a fim de melhor perceber as possíveis influências que tiveram no desenvolvimento dessa proposta, analisar as perspectivas das professoras sobre a relação existente entre a formação em contexto e outras experiências de formação continuada por elas vivenciadas, e também identificar que aspectos das estratégias de formação em contexto dificultaram ou facilitaram a obtenção de seus objetivos. Esse trabalho teve como suporte teórico a perspectiva socioconstrutivista de Vygotsky (1994, 2000, 2004) e a ecologia do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (1992, 1996). Com base neste referencial, foi desenvolvido um estudo de caso, de cunho qualitativo, junto às professoras da Educação Infantil de uma instituição pública do Município de Fortaleza - Ceará - Brasil, onde foram efetuadas observações participantes e entrevistas com estas profissionais nas diferentes fases de realização dessa proposta (diagnóstico, planejamento e intervenção). As professoras, de uma maneira geral, perceberam que os objetivos do trabalho encontravam-se voltados para a melhoria da qualidade do atendimento educacional oferecido, considerando-o como uma proposta de formação de professores, desde a primeira fase de sua realização. Elas vincularam o reconhecimento do caráter formativo a algumas estratégias adotadas pelo grupo. No primeiro momento, esteve relacionado ao estudo e a aplicação da Escala de Envolvimento da Criança; no segundo, às visitas efetuadas a algumas instituições de Educação Infantil de qualidade, e no último aos estudos teóricos e atividades denominadas experimentais. Desde o diagnóstico, as professoras se referiram ao trabalho com características consideradas centrais na proposta de formação em contexto. Elas também o perceberam como proposta de formação continuada, diferenciada das suas experiências anteriores, por ser contínua, elaborada em parceria com os profissionais da instituição e direcionada para a discussão das necessidades e interesses relacionados às suas práticas pedagógicas concretas. Entre os aspectos que parecem ter sido cruciais para o envolvimento das professoras nesse processo estão a participação ativa paulatinamente assumida por elas, o cuidado em contextualizar e entender as fragilidades do trabalho pedagógico então realizado e o longo tempo de convivência, o qual favoreceu o estabelecimento de relações afetivas entre o grupo, que possibilitaram que elas se sentissem mais à vontade para mostrar o que não sabem e lidar com as dificuldades inerentes a um processo de mudança. As professoras ressaltaram a importância do embasamento teórico para a reflexão sobre sua prática profissional, exprimindo o vínculo entre esta proposta de formação e as mudanças por elas percebidas na sua ação pedagógica. Palavras-chave: Formação de Professores, Educação Infantil, Professoras, Pré-escola.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Hollanda, Mônica Petralanda de. Formação em contexto de professoras da educação infantil: um estudo de caso. 2007. 292 f. Tese (Doutorado em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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