Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Indisciplina versus adolescência: linhas e entrelinhas desta relação na escola pública

Autor(es):
Lemos, Maria Elifran de Menezes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
O trabalho monográfico em questão buscou analisar a indisciplina do adolescente dentro da escola pública municipal, com uma pesquisa que procurou ter um olhar apurado dos fatores que implicam na existência da indisciplina. Assim, esse trabalho tem como objetivo central entender as implicações da indisciplina no contexto escolar. À luz dos estudos de Tiba (1995), Vasconcellos (1993), Aquino (1996), foram traçados os acontecimentos que permeiam a fase da adolescência. Os estudos de Rebelo (2003) permitiram enxergar claramente acerca das relações conflituosas que ocorrem dentro do contexto escolar. Dessa forma, foram analisadas entrevistas realizadas com adolescentes do oitavo ano de uma escola municipal de Fortaleza. Os parâmetros desta análise deram indicativos da influência da indisciplina no desenvolvimento da aprendizagem e na prática pedagógica do docente. Por fim, há sugestões de atividades diárias para amenizar esta temática que assola as escolas públicas. Sendo assim esta pesquisa espera colaborar para uma reflexão e ressignificação da indisciplina do adolescente e as práticas pedagógicas no contexto educacional. PALAVRAS-CHAVES: Indisciplina. Adolescência. Prática docente. Conflitos.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Lemos, Maria Elifran de Menezes. Indisciplina versus adolescência: linhas e entrelinhas desta relação na escola pública. 2010. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1