Sob o signo de cearensidade: uma análise de ethos discursivo do homem do sertão cearense nas literaturas erudita e popular
Autor(es):
Silva, Maria Eliene Fernandes da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
A obra literária tem sido tratada, por algumas concepções teóricas, a partir de sua
estrutura, autores, estilos e características de escolas literárias a qual está filiada.
Maingueneau (2006) critica esse tipo de análise e trata da emergência de uma teoria
para a análise literária que procure dar conta das condições de produção, recepção
e discursos. Ele afirma que a obra se enuncia através de uma situação que não é
um quadro preestabelecido e fixo: ela pressupõe uma cena de fala determinada que
precise validar por meio de seu próprio enunciado. Nessa perspectiva, ele trata das
cenas da enunciação (englobante, genérica, cenografia) e do ethos na perspectiva
de tom, caráter e corporalidade, como elementos que validam esse enunciado. Essa
pesquisa, ancorada nessa perspectiva teórica, procura analisar o ethos discursivo do
homem do sertão do Ceará nas produções literárias: O sertanejo, de José de
Alencar e Cordéis e outros poemas, de Patativa do Assaré. Os resultados desse
trabalho apontam como ethé validados pelas cenografias do sertão: o ethos da
religiosidade, da resignação e da resistência em O sertanejo, e o da religiosidade e
resignação em Cordéis e outros poemas, prevalecendo nas duas obram um discurso
que caracteriza uma predominância do ethos da religiosidade sobre os demais.
Palavras-chave: ethos discursivo, cenografia, discurso.
Abstract:
L’oeuvre littéraire est analysée en général à partir de la structure, les auteurs et les
caractéristiques des mouvements littéraires auxquels elles sont liées. Maingueneau
(2006) critique ce type d’analyse et discute l’ émergence d’une théorie littéraire qui
cherche à définir les conditions de production, réception et discours. Il affirme aussi
quel’oeuvres’ annonce à partir d’une situation qui n’est pas exactectement un cadre
établi et fixe; elle suppose un acte de parole determiné qui soit capable de se valider
à partir de son énoncé. Dans cette perspective, ce théoricien discute les scènes
d’énonciation (englobante, générique, scénographie) et du ethos dans la perspective
de ton, caractère et corporalité, en tant qu’éléments qui puissent valider cette
énonciation. Ce travail, appuyé sur cette théorie, a comme objectif présenter une
analyse du ethos discursif du campagnard, plus précisément celui de l’état du Ceará,
présent dans leurs productions littéraires: le paysan de José de Alencar et Cordéis
(production littéraire typique du peuple de cetterégion) et des poèmes de Patativa do
Assaré. Les résultats de cette recherche nous montrent de quel le manière l’ethé de
la dévotion, de la résignation et de la résistance sont validés dans l’oeuvre O
Sertanejo , et celui de la dévotion et de la résignation dans l’oeuvre Cordéis e outros
poemas, en observant que dans celles-ci il y a un discours qui caractérise une
suprématie du ethos de la dévotion sur les autres.
Mots-clé: ethos discursif, scénographie et discours littéraire.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silva, Maria Eliene Fernandes da. Sob o signo de cearensidade: uma análise de ethos discursivo do homem do sertão cearense nas literaturas erudita e popular. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024
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