Uma aplicação de auxilio à ultrapassagem em redes Ad Hoc veiculares
Autor(es):
Vieira, Antônio Sérgio de Sousa
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
A grande quantidade de acidentes ocasionados por ultrapassagens mal sucedidas é bastante preocupante. Acidentes ocorridos podem ocasionar outros acidentes quando não há uma sinalização/divulgação de sinistro. Além disso, o transtorno causado ao fluxo de tráfego pode gerar situações de congestionamento. As redes veiculares se apresentam como uma solução tecnológica para tentar diminuir a incidência de acidentes ou de outras situações de perigo. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é projetar e desenvolver uma aplicação de segurança para auxiliar o motorista na ultrapassagem de veículos. A aplicação deve indicar indicar se é seguro ou não realizar a manobra visto que uma ultrapassagem pode ser bastante arriscada se não forem tomadas as devidas precauções. Para decidir se uma manobra é ou não arriscada, utiliza-se conceitos de cinemática para modelar uma ultrapassagem. Com este modelo, consegue-se prever situações seguras ou de risco. Palavras-chave: VANET. NS-2. Cinemática. Ultrapassagem. ADAS.
Abstract:
Ver documento original.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Vieira, Antônio Sérgio de Sousa. Uma aplicação de auxilio à ultrapassagem em redes Ad Hoc veiculares. 2010. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2010) – Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1