Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A importância da biblioteca no processo de aquisição da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental

Autor(es):
Santos, Célia de Sousa

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Este estudo objetivou verificar a importância da biblioteca no processo de aquisição da leitura e da escrita nos primeiros anos do ensino fundamental. Sabe-se que a biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis, disponibilizando serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. Neste sentido, tomou-se por base a biblioteca da escola Pública Municipal Padre Cícero Romão Batista, em Fortaleza. Neste estudo, a autora fez algumas considerações sobre a biblioteca escolar, sua finalidade e funções, chamando a atenção para o uso da mesma no processo de aquisição da leitura e da escrita. A autora trouxe algumas considerações sobre o aprendizado da leitura, considerando a questão do método como secundário em relação à motivação. Por fim, foi abordado e traçado um paralelo entre as respostas oferecidas pelos alunos e professoras, através de questionário especifico para cada segmento, e o estudo realizado sobre o tema, à luz de teóricos como Foucambert (1994), Barreto (1998), Silva (1995), Amato & Garcia (1989), entre outros. Concluiu-se que a biblioteca escolar se depara com diversas dificuldades para um funcionamento satisfatório que, apesar de um acervo rico, as instalações são precárias e falta funcionário disponível e capacitado para a boa condução de atendimento. Percebeu-se, no entanto, que os alunos gostam de frequentar a biblioteca escolar e que o ato de ler e escrever para eles, é prazeroso. Palavras-chave: Biblioteca; Biblioteca escolar; Leitura; Aprendizagem.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Santos, Célia de Sousa. A importância da biblioteca no processo de aquisição da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1