Escolas nocturnas no Ceará: ações de combate ao analfabetismo adulto na primeira república
Autor(es):
Damasceno, Ana Daniella
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
O objetivo central desse estudo é analisar a atuação das escolas noturnas no combate ao
iletramento entre a população adulta do Estado do Ceará, no período de 1889 a 1930. O
analfabetismo como um problema social é algo recente na História da Educação brasileira.
Somente com o advento dos ideais liberais de educação, em fins do século XIX e primeiras
décadas do século XX é que este passou a ser visto como um dos maiores desafios postos à
sociedade republicana que se formava. Desta forma, a falta de instrução da população passou
a ser alvo de iniciativas diversas, promovidas tanto pelo poder público através de políticas
educacionais voltadas para o seu enfrentamento, com pela própria sociedade civil, por
intermédio de grupos organizados que atuavam de forma complementar às ações do Estado.
Por se tratar de uma pesquisa histórica de caráter documental, têm-se como fontes as
Mensagens dos Presidentes do Estado do Ceará, a legislação voltada para a organização da
instrução pública, as correspondências produzidas pelos sujeitos envolvidos nessas atividades,
além de notícias produzidas por jornais e periódicos relacionadas ao objeto em estudo.
Através dos dados identificados nos cento e vinte e quatro documentos analisados, foi
possível observar uma trajetória muito particular no desenvolvimento da instrução primária
voltada para a população adulta analfabeta. Verificou-se a existência de três momentos
distintos com caráter e estratégias de combate ao analfabetismo que se iam modificando a
partir do surgimento de diferentes sujeitos e a alternância entre Estado e segmentos da
sociedade organizada como responsáveis pela sua promoção. Neste sentido, a Primeira
República representou para a história da educação de adultos, particularmente no Ceará, um
período de inúmeras experiências com o desenvolvimento de características, práticas e
concepções que se mantêm ainda hoje no contexto da educação de adultos no país.
Palavras chaves: Educação de Adultos. Escolas Noturnas. Analfabetismo. História da
Educação. Ceará. Primeira República.
Abstract:
The main objective of this study is to analyze the performance of schools in fighting
overnight between the illiterate adult population of the State of Ceará, from 1889 to
1930. Illiteracy as a social problem is a recent phenomenon in the history of Brazilian
education. Only with the advent of the ideals of liberal education in the late nineteenth and
early decades of the twentieth century is that this came to be seen as one of the greatest
challenges posed to the republican society that was forming. Thus, lack of education among
the population became the target of several initiatives, promoted both by the public through
educational policies aimed at combating it, as by civil society, through organized groups that
acted as a complement to the actions the state. Because it is a historical survey of
documentary character, have sources like the Messages of the Presidents of the State of Ceará,
legislation concerning the organization of public instruction, the matches produced by the
subjects involved in these activities, in addition to news produced by newspapers and
periodicals related to the object under study. Through the data identified in one hundred
twenty-four documents examined, we observed a very particular trajectory in the development
of primary education focused on the adult population illiterate. There was the existence of
three distinct moments with character and strategies to combat illiteracy that were changing
from the emergence of different subjects and the alternation between the state and organized
segments of society as responsible for its promotion. In this sense, the First Republic
accounted for the history of adult education, particularly in Ceará, a period of many
experiences with the development of characteristics, practices and concepts that remain even
today in the context of adult education in the country.
Keywords:
Adult Education. Night Schools. Illiteracy. History of Education. Ceará. First Republic.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Damasceno, Ana Daniella. Escolas nocturnas no Ceará: ações de combate ao analfabetismo adulto na primeira república. 2010. 200 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024
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