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Repositório Institucional - UECE
Título:
Escolas nocturnas no Ceará: ações de combate ao analfabetismo adulto na primeira república

Autor(es):
Damasceno, Ana Daniella

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
O objetivo central desse estudo é analisar a atuação das escolas noturnas no combate ao iletramento entre a população adulta do Estado do Ceará, no período de 1889 a 1930. O analfabetismo como um problema social é algo recente na História da Educação brasileira. Somente com o advento dos ideais liberais de educação, em fins do século XIX e primeiras décadas do século XX é que este passou a ser visto como um dos maiores desafios postos à sociedade republicana que se formava. Desta forma, a falta de instrução da população passou a ser alvo de iniciativas diversas, promovidas tanto pelo poder público através de políticas educacionais voltadas para o seu enfrentamento, com pela própria sociedade civil, por intermédio de grupos organizados que atuavam de forma complementar às ações do Estado. Por se tratar de uma pesquisa histórica de caráter documental, têm-se como fontes as Mensagens dos Presidentes do Estado do Ceará, a legislação voltada para a organização da instrução pública, as correspondências produzidas pelos sujeitos envolvidos nessas atividades, além de notícias produzidas por jornais e periódicos relacionadas ao objeto em estudo. Através dos dados identificados nos cento e vinte e quatro documentos analisados, foi possível observar uma trajetória muito particular no desenvolvimento da instrução primária voltada para a população adulta analfabeta. Verificou-se a existência de três momentos distintos com caráter e estratégias de combate ao analfabetismo que se iam modificando a partir do surgimento de diferentes sujeitos e a alternância entre Estado e segmentos da sociedade organizada como responsáveis pela sua promoção. Neste sentido, a Primeira República representou para a história da educação de adultos, particularmente no Ceará, um período de inúmeras experiências com o desenvolvimento de características, práticas e concepções que se mantêm ainda hoje no contexto da educação de adultos no país. Palavras chaves: Educação de Adultos. Escolas Noturnas. Analfabetismo. História da Educação. Ceará. Primeira República.

Abstract:
The main objective of this study is to analyze the performance of schools in fighting overnight between the illiterate adult population of the State of Ceará, from 1889 to 1930. Illiteracy as a social problem is a recent phenomenon in the history of Brazilian education. Only with the advent of the ideals of liberal education in the late nineteenth and early decades of the twentieth century is that this came to be seen as one of the greatest challenges posed to the republican society that was forming. Thus, lack of education among the population became the target of several initiatives, promoted both by the public through educational policies aimed at combating it, as by civil society, through organized groups that acted as a complement to the actions the state. Because it is a historical survey of documentary character, have sources like the Messages of the Presidents of the State of Ceará, legislation concerning the organization of public instruction, the matches produced by the subjects involved in these activities, in addition to news produced by newspapers and periodicals related to the object under study. Through the data identified in one hundred twenty-four documents examined, we observed a very particular trajectory in the development of primary education focused on the adult population illiterate. There was the existence of three distinct moments with character and strategies to combat illiteracy that were changing from the emergence of different subjects and the alternation between the state and organized segments of society as responsible for its promotion. In this sense, the First Republic accounted for the history of adult education, particularly in Ceará, a period of many experiences with the development of characteristics, practices and concepts that remain even today in the context of adult education in the country. Keywords: Adult Education. Night Schools. Illiteracy. History of Education. Ceará. First Republic. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Damasceno, Ana Daniella. Escolas nocturnas no Ceará: ações de combate ao analfabetismo adulto na primeira república. 2010. 200 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024

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