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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação ambiental: um conceito interdisciplinar

Autor(es):
Silva, Francisco Helder Nascimento

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Ao longo da história a natureza foi sendo modificada pela ação do homem, que passou a produzir um espaço com o objetivo de garantir sua sobrevivência. Esse processo de humanização tornou a natureza cada vez mais artificializada, graças à intervenção humana e ao desenvolvimento das várias tecnologias. A Educação Ambiental surgiu como uma nova forma de perceber o papel do ser humano no mundo. Na medida em que parte de reflexões mais aprofundadas, a Educação Ambiental é bastante subversiva. O objetivo da Educação Ambiental não entra em conflito com os objetivos do sistema escolar, pelo contrário, ambos se direcionam para a formação integral do indivíduo, enquanto cidadão inserido na sociedade e no meio ambiente. A Educação Ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que conformam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos do meio na satisfação material e espiritual da sociedade no presente e no futuro. Muito se tem falado em interdisciplinaridade. A palavra está inserida dentro do contexto escolar, mais não é trabalhada de forma plena, às vezes nem sempre se sabe o que é e para que serve. O conhecimento escolar é dinâmico e não uma mera simplificação do conhecimento empírico, que se adequaria à faixa etária e aos interesses dos alunos. Daí, a necessidade de se promover, na escola, uma reflexão aprofundada sobre o processo de produção da interdisciplinaridade. A metodologia empregada foi a de uma pesquisa exploratória, visando analisar o perfil dos professores do Ensino Médio, lotados na Escola de Ensino Fundamental e Médio Jenny Gomes, Foram selecionados oito professores e que estão inseridos dentro das disciplinas de Química, de Física, de Biologia e de Geografia e que estão diretamente relacionadas com a Educação Ambiental e com a Interdisciplinaridade. A faixa etária dos participantes variou entre 28 a 57 anos. Foram 05 professores do sexo masculino e 03 professores do sexo feminino. O questionário contou com um total de 18 perguntas. O mesmo foi aplicado nas dependências da Escola Jenny Gomes. De acordo com as respostas dadas pelos entrevistados através das falas dos professores que apontavam a interação entre Educação Ambiental e Interdisciplinaridade, foi possível delinear um total de 09 categorias, onde foram agraupadas e selecionadas de acordo com cada categoria. A Educação Ambiental e a Interdisciplinaridade devem caminhar juntas na busca por soluções e/ou por minimizações dos problemas causados ao meio ambiente pelo homem, fazendo com que seja possível trabalhar desde a mais tenra idade o ser humano, principalmente dentro da escola, pois é o espaço onde as relações de ensino-aprendizagem podem ser debatidas, informadas e colocadas em prática de forma séria, visando uma conscientização maior de toda a população do planeta. Palavras-chave: Meio Ambiente, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Francisco Helder Nascimento. Educação ambiental: um conceito interdisciplinar. 2009. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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