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Repositório Institucional - UECE
Título:
Politicas públicas para a educação: um estudo sobre as cotas para o ingresso de negros no ensino superior amapaense (2004-2010)

Autor(es):
Costa, Ney Oliveira da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
O Brasil sempre foi visto, pela construção historiográfica eurocêntrica, como um país de gente inferior. Neste contexto, o Negro era um elemento coisificado e socialmente invisível na sociedade que o "importou" de um contexto que, mais do que dele, humanizava-o. O Brasil Colonial estruturou-se em aparências sociais, logo, ser Negro ali, era o mesmo que não ser ninguém; e se até "os alguéns" eram vistos como inferiores pela cultura européia dominante, não é errado crer que a inclusão social dos negros passava longe de ser, se quer vista como possível realidade. Nesse contexto de "gente inferior", instalado nos trópicos, o Negro, no que tange a inclusão social, não poderia ter um futuro melhor que o presente. Melhorar a "raça", no caso, significava branquear o Brasil, ou seja, desde o "projeto" social brasileiro, o Negro já era excluído da sociedade. Essa apologia ao branqueamento disseminou, por toda primeira metade do século XIX, um entendimento de que para ser socialmente um brasileiro, a pessoa tinha que ser branca, mesmo que fosse preta. Por isso, a inquietação maior, na justificativa deste estudo é expor o que pensam nossos líderes políticos, nossos historiadores e o posicionamento de instituições que militam no movimento negro, sobre este tema; isto é, intenta-se mostrar uma realidade sobre a qual as pessoas possam opinar mais concretamente. É, também por isso que o problema, isto é a questão de partida para o que nos propomos, é buscar entender, qual é a ideia versante que se tem de Políticas de Cotas no Amapá; se existe uma consciência de possíveis malefícios ou a percebemos apenas como benefícios? Que tal política seja apresentada como "A" solução do problema de inclusão sócio-educacional do negro, é o que confrontamos. Propomos, neste sentido, uma análise sobre a atuação, que se configura neste prisma. Acreditamos num direcionamento que paute sempre uma nova discussão, que contribuam para a inclusão daqueles que, por sua condição racial de nascimento, estão marginalizados pela exclusão educacional e econômico-social no Amapá. Palavras-chaves: Negro. Sociedade. Brasil. Raça. Amapá.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Costa, Ney Oliveira da. Politicas públicas para a educação: um estudo sobre as cotas para o ingresso de negros no ensino superior amapaense (2004-2010). 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

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