Aspectos que envolvem a compreensão leitora: tecendo uma relação dialógica para a construção do sentido
Autor(es):
Teixeira, José Milton Gomes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Esta pesquisa é baseada em uma concepção bakhtiniana de leitura e construção do
sentido. Além disto, esta toma conceitos da Psicolinguística, da Linguística Textual e
da Análise do Discurso, que, conjugados, permitem considerar a leitura e a
construção do sentido como um processo dialógico. Este trabalho de pesquisa teve
como objetivo discutir o papel do conhecimento prévio, das experiências de leitura,
do intertexto pessoal, da alteridade, da polifonia e da compreensão responsiva como
enquadre teórico na reflexão sobre questões relacionadas à construção do sentido
de textos argumentativos em LE por alunos do primeiro semestre do curso de Letras
em uma universidade pública. Os dados foram obtidos durante uma intervenção
pedagógica, na forma de questionários, que visava a construir uma base de dados
acerca dos elementos a serem pesquisados em relação à compreensão leitora em
LE. Posteriormente, procedeu-se à análise desses dados com base nas orientações
obtidas do referencial teórico. Os resultados, considerados a partir de uma
perspectiva dialógica de leitura por meio da qual o leitor é estimulado a estabelecer
uma rede de relações mais diversificadas em relação ao material lido, permitiram
concluir que o processo de construção do sentido do texto, e mais especificamente
do texto em LE, pode ser discutido de forma mais efetiva. Um enquadre dialógico
pode representar uma perspectiva mais ampla para se abordar a compreensão do
texto que vai além de uma abordagem ascendente e descendente, ou de
experimentos baseados em estratégias de leitura e competências linguísticas. Em
termos de implicações pedagógicas, os resultados desta pesquisa evidenciam a
relevância de se usar uma perspectiva dialógica quando se trabalha com textos
argumentativos em inglês como LE. Mais ainda, esta perspectiva dialógica, além de
oferecer um processo mais dinâmico e interativo da leitura, pode ajudar a formar
leitores mais autônomos e críticos.
Palavras-chave: compreensão leitora; dialogismo; intertextualidade; polifonia;
intertexto pessoal; alteridade.
Abstract:
This research is primarily grounded on a bakhtinian view of the reading process and
meaning construction. In addition to that, it takes some concepts from
psycholinguistics, textual linguistics, and from discourse analysis. These concepts,
when combined, allow one to consider reading and the process of making sense as a
dialogic one. Considering that, this research aimed at discussing the role of the
background knowledge, reading experiences, personal intertext, alterity, polyphony,
and responsive understanding as a theoretic framework to discuss issues related to
how readers – eight Brazilian students from a public university at the Undergraduate
Program in English and Literature (Letras), first period – read and construct meaning
when using argumentative texts in English as a foreign language (EFL). The data for
this work were obtained by means of applying an instrument containing two texts and
two questionnaires with ten questions each. These questionnaires were applied in
order to build up a data base regarding the aspects which were observed in the
subjects‟ reading comprehension process of texts in EFL. Subsequently, an analysis
was carried out in order to interpret these data based on a dialogic framework
through which the readers were stimulated to establish a varied network of relations
when reading. The findings of this research allowed concluding that the process of
reading and meaning construction can be better understood when taking into account
a dialogic approach. Second, a dialogic framework goes beyond a study of reading
based on bottom up and top down processes, or experiments carried out based on
reading strategies and linguistic competence. Third, it can offer a broader view of the
reading process. Moreover, in terms of pedagogic implications, the findings of this
research show the relevance of working with a dialogic approach when dealing with
reading and reading comprehension of argumentative texts in EFL. Finally, this
dialogic view, besides of offering a more dynamic and interactive process of reading,
it also can help developing more autonomous and self-reflective readers.
Key words: reading comprehension; dialogism; Intertextuality; polifony; personal
intertext; alterity,.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Teixeira, José Milton Gomes. Aspectos que envolvem a compreensão leitora: tecendo uma relação dialógica para a construção do sentido. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024
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