Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Avaliação em matemática: entre o modelo tradicional e o formativo

Autor(es):
Cabral, José Aluízio Silva

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
A presente pesquisa foi motivada pela inquietação causada pelo fato da avaliação da aprendizagem, potencial instrumento de aprendizagem, haver se tornado, por imposição social e institucional, nas mãos dos professores, em instrumento de reprodução social. Tem como objetivo geral analisar a avaliação em matemática, em uma escola pública estadual de ensino médio, observando os nexos e diferenças entre o modelo tradicional e formativo de avaliar. Por objetivos específicos, pretende: analisar conceitos, pressupostos e aspectos legais referentes à avaliação da aprendizagem; pesquisar quais instrumentos avaliativos que fazem uso os professores; conhecer as concepções que os discentes têm desses instrumentos; perceber qual o papel dos alunos no processo avaliativo. Fizemos uma revisão da literatura, na qual destacamos as obras de (LUCKESI, 2005), (VASCONCELOS, 2007), (VALENTE, 2008), (HOFFMANN, 2009), (SAUL, 1995) entre outros. Para fazer uma correlação entre teoria e prática, realizamos uma pesquisa de campo, na modalidade estudo de caso, quando analisamos as concepções docente e discente sobre o processo avaliativo. Para a construção do material empírico, realizamos entrevistas estruturadas com dois professores de matemática e seus alunos, cuja amostra foi de nove alunos concluintes do ensino médio. Além desses instrumentos, também colhemos dados em documentos da secretaria escolar. Concluímos que a avaliação praticada pelos professores, é classificatória, seletiva e excludente, pouco contribuindo para o processo ensino-aprendizagem da Matemática e muito menos para a transformação da sociedade, na qual essa escola se acha inserida e da qual é produto. Palavras chaves: Meritocracia, Avaliação, Ensino da Matemática.

Abstract:

Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.


Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Cabral, José Aluízio Silva. Avaliação em matemática: entre o modelo tradicional e o formativo. 2010. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1