Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Atividades lúdicas através de jogos no processo de aprendizagem da criança com síndrome de down

Autor(es):
Vieira, Maria Orleane

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Esta Monografia tem como tema "As atividades lúdicas através de jogos no processo de aprendizagem da criança com Síndrome de Down. Considerando a importância da Educação Especial e Inclusiva, baseadas nos aspectos históricos e sociais, e a necessidade da inclusão das crianças com tais necessidades, no contexto escolar, optou-se por analisar a temática cujo objetivo geral é refletir sobre as atividades lúdicas e sua importância no processo de aprendizagem das crianças com Síndrome de Down. Tem se como objetivo específico conhecer os aspectos históricos da educação especial, analisar o preconceito pelo qual passam as famílias dessas crianças, conhecer as dificuldades enfrentadas pelos pais, identificar os diagnósticos e as suas características físicas. É nessa linha de identificação e intenção que a presente pesquisa tenta mostrar quanto a educação inclusiva tem uma fundamentação indiscutível para que se possa realizar, de forma efetiva, o processo de inclusão dessa criança na sociedade, tornando mais ameno o sofrimento das famílias que tem filho com alguma síndrome. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e teórica, em que se destacam alguns autores: Krishimoto (1993), Maluf (2008), Mazzotta (1996), Puschel (1993), Schwartzman (1996), dentre outros. Em conclusão vê-se que toda criança, seja ela especial ou não, tem o direito de experimentar papéis e funções sociais; de agir e adquirir autonomia. O conhecimento sobre as atividades lúdicas é um dos caminhos para o redimensionamento das práticas educativas, sendo que o professor, também, tem que estar preparado para lidar com os preconceitos e os desafios educacionais, proporcionando melhores condições de desenvolvimento e superando as dificuldades das crianças com Síndrome de Down. Palavras-chave: Síndrome de Down. Atividades Lúdicas. Educação Especial. Jogos.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Vieira, Maria Orleane. Atividades lúdicas através de jogos no processo de aprendizagem da criança com síndrome de down. 2009. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1