Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Ambiente computacional para auxiliar na aprendizagem do surdo

Autor(es):
Sousa, Gilcifran Vieira de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
A presente dissertação tem por objetivo analisar as potencialidades e os limites das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no processo de inclusão do surdo e o desenvolvimento do ACADA (Ambiente Computacional para Auxiliar na Aprendizagem do Surdo) na Internet, a fim de auxiliar o professor na utilização e criação de Objetos de Aprendizagem e WebQuest, permitindo que professores e alunos utilizem o ambiente computacional como recurso aos processos de ensino e aprendizagem. Tecnicamente, neste trabalho discute-se a formação e as especificidades da cultura surda, considerando-se questões como identidade surda, linguagem, bilingüismo e o uso das novas tecnologias como forma de inclusão do surdo na cultura dominante, baseando-se em vários especialistas, como Moran (2000), Sá (2002), Skliar (2003), Moro e Estabel (2004), Cruz (2006), entre outros. A metodologia desenvolvida no trabalho segue os preceitos de uma pesquisa exploratória constituída da revisão bibliográfica pertinente ao tema, análise de ambientes digitais e do desenvolvimento do ACADA. O ACADA, como ambiente de aprendizagem na Internet, propõe várias alternativas de utilização, como por exemplo, permitir que professores usuários do ambiente troquem informações sobre surdez, WebQuest e Objetos de Aprendizagem, além de se conectarem em outros ambientes disponíveis e discutir com outros usuários sobre as diferenças regionais na produção dessas tecnologias. Sua evolução se dará pela auto alimentação e agregação de novos recursos tecnológicos e pedagógicos. Conclui-se que o planejamento de uma Arquitetura da Informação Digital Inclusiva, focada na acessibilidade, na usabilidade, nas tecnologias de informação e comunicação pode viabilizar a inclusão digital e social de usuários em ambientes computacionais na Internet. Palavras Chaves: NTIC, WebQuest, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sousa, Gilcifran Vieira de. Ambiente computacional para auxiliar na aprendizagem do surdo. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1