Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Avaliação da aprendizagem na prática docente: tendência, perspectivas e desafios

Autor(es):
Miranda, Naiola Paiva de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Considerando a grande relevância da temática proposta, "A avaliação da aprendizagem na prática docente: tendências, perspectivas e desafios, este trabalho tem como objetivo geral analisar a avaliação da aprendizagem no contexto da prática docente, atentando para as perspectivas e desafios que compõem o ato avaliativo. Especificamente, buscamos: fazer um breve levantamento histórico da avaliação, analisando seus pressupostos e conceitos; analisar as funções e práticas da avaliação; examinar a avaliação na prática docente e discente, à luz de um estudo de caso. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, na qual destacamos as obras de Freire (2005), Hoffmann (1998), Lima (1999) Luckesi (1996), Mc Donald (2003), Vasconcelos (2001). Fizemos, ainda, uma pesquisa de campo, com estudo de caso em duas escolas, analisando as concepções sobre o ato avaliativo dos docentes e discentes pesquisados. O trabalho encontra-se estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, fazemos um levantamento teórico com fundamentos históricos e conceituais sobre avaliação. O segundo capítulo aborda a avaliação no modelo tradicional, com base nas seguintes indagações: Por que Avaliar? Para que Avaliar? Como avaliar? O que Avaliar? Quando Avaliar? No terceiro capítulo, apresentamos o resultado de nossa pesquisa, revelando as concepções de avaliação dos professores e dos alunos. No percurso do trabalho, verificamos que a distância entre a teoria e a prática é notória, e que tanto na escola pública, como na escola particular, ainda, existem práticas reprodutoras de um modelo tradicional avaliativo. Palavras chaves: avaliação; aprendizagem, prática docente; sistema tradicional; sistema progressista.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Miranda, Naiola Paiva de. Avaliação da aprendizagem na prática docente: tendência, perspectivas e desafios. 2007. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2007) – Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1